Setecidades Titulo Descaso
Córrego na divisa só recebe limpeza do lado de São Bernardo
Leonardo Santos
Especial para o Diário
19/03/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Leonardo Santos/Especial para o Diário


A situação da Rua Santa Cruz, no Jardim Canhema, em Diadema, preocupa moradores que vivem próximo ao córrego que dá nome ao bairro e faz divisa entre o município e a Pauliceia, em São Bernardo. O local está tomado por mato alto e lixo, além de estar cheio de pedras escorregadias – mas apenas do lado de Diadema, já que São Bernardo realizou a limpeza da margem que pertence à cidade.

A equipe do Diário teve dificuldade para averiguar a região por conta da altura da vegetação e da quantidade de resíduos, tanto no chão quanto na água. O mau cheiro era forte. Havia mosquitos por toda parte e objetos queimados próximo ao córrego que, segundo os moradores, são incendiados por usuários de drogas.

Com solicitação de limpeza feita no dia 29 de janeiro, o motorista José Francisco da Silva, 53 anos, procurou os Executivos de ambas as cidades e apenas São Bernardo realizou a manutenção. “A Prefeitura de São Bernardo fez o serviço que pedi mesmo eu morando em Diadema, enquanto a outra sequer se posicionou.”

O motoboy Juciel da Silva Inácio, 37, conta ter feito várias solicitações de limpeza à Prefeitura, mas não obteve resposta. “Eles dizem que farão vistoria, mas nunca falam quando. Meu filho tem paralisia cerebral e tenho medo de ele pegar dengue. Aqui está cheio de mosquitos.”

“Minha filha teve dengue hemorrágica no ano passado e a Prefeitura não veio fazer vistoria no local até agora”, declara o aposentado André Sandro de Souza, 56. “Meu maior receio é que ela pegue de novo, porque pode ser pior.”

Segundos os munícipes, é comum a aparição de ratos e baratas nas casas. “Temos que fechar a janela até de dia, porque sempre entra algum inseto”, relata o morador André Luiz Ribeiro, 36. “Muitas crianças brincam aqui, e é perigoso se cortarem com essas pedras. Fora os usuários de drogas, que não as respeitam.”

Ao abrir a janela de seu quarto, a cabeleireira Evanilde Roma, 47, se depara com o lixo e o mau cheiro. “Não lembro a última vez que vieram aqui. Fazemos limpeza por nossa conta porque não podemos ficar nessa situação.”

Procurada, a Prefeitura de Diadema informou que a canalização do Córrego Canhema foi entregue à população em dezembro de 2014. Ainda conforme a nota, a coleta de lixo domiciliar é feita de forma regular. O Programa Cara Limpa passou na região e recolheu entulho e móveis no dia 10 de fevereiro. Já a roçagem do local está programada para ocorrer entre quinta e sexta-feira da próxima semana. Após o serviço, o local será vistoriado pela equipe do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;