Esportes Titulo
Rivaldo é protagonista no clássico
Thiago Silva
Do Diário do Grande ABC
27/02/2011 | 07:15
Compartilhar notícia


O clássico entre São Paulo e Palmeiras, hoje, às 16h, no Morumbi, pelo Campeonato Paulista, tem Rivaldo como personagem principal e outros coadjuvantes como os técnicos Paulo César Carpegiani e Luiz Felipe Scolari, e o restante dos jogadores. Até pode surgir outro para roubar a cena do atleta de 38 anos, mas até a hora do apito inicial, os holofotes serão em torno de seu nome.

Primeiro porque Carpegiani preferiu fazer segredo sobre a escalação do veterano. Nas últimas duas partidas, o São Paulo apresentou bom futebol e, coincidentemente ou não, Rivaldo não estava em campo. "Tenho 14, 15 titulares e não consigo definir isso aí, mas estou satisfeito por ter as opções. Tenho que pesar com coerência. O time com o Rivaldo é diferente do que jogamos contra o Bragantino. Os posicionamentos do Fernandinho e Lucas mudam com a entrada dele. Tenho alternativas ", despistou o técnico.

Caso Rivaldo não comece como titular, Casemiro deve formar o meio-campo, deixando a equipe mais forte na marcação. Outra alteração pode ser a saída de Fernandinho para a entrada do meia, que atuaria mais avançado.

O segundo motivo do protagonismo de Rivaldo tem viés de vingança. Antes de acertar com o Tricolor, o meia quase parou no Alviverde, mas as negociações não avançaram e, segundo rumores dentro do clube, por determinação do técnico palmeirense. " Se eu tenho Valdivia e Lincoln, vou acumular cinco em uma posição e zero em outra? Está na hora de acabar com essas coisas que são bobagens. Ele escolheu jogar ali e acabou", criticou Scolari.

Rivaldo defendeu o Palmeiras entre 1994 e 1996 e atuou pela Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2002 sob o comando de Scolari. Quando jogou no Bunyodkor, do Uzbesquitão, o meia indicou o treinador para comandar o time. "Não existe no futebol amizade para empregar. Eu vejo as necessidades do meu clube", completou o treinador, que não vai contar apenas com Marcos, com problemas particulares.

O volante Marcos Assunção, o atacante Luan e o zagueiro Thiago Heleno, poupados na Copa do Brasil, retornam à equipe. A única dúvida do treinador é em escalar o time com três ou dois atacantes.

Cicinho sabe o segredo para neutralizar Lucas

Melhor defesa do Campeonato Paulista com três gols sofridos, o Palmeiras estudou nos últimos dias maneiras de barrar o meia Lucas, que desequilibrou a favor do São Paulo nos últimos jogos. Segundo o lateral-direito Cicinho, um dos objetivos é diminuir os espaços do atleta em campo.

"Normalmente, o Lucas dá um tapa longe do adversário e sai rapidamente. O negócio é não deixar ele virar. Se estiver de frente, fica mais difícil pegá-lo", explicou o lateral.

O ala também afirmou que não está incomodado com o tabu de oito anos sem vitórias do Palmeiras sobre o São Paulo, no Morumbi. "Para mim, não aborrece. É oportunidade que tem para acabar com isso. Acho bacana todo mundo falar, a gente chegar, provar o contrário e quebrar (o tabu)", comentou.

Para o meia Valvidia, há pressão da torcida para quebrar com esse jejum de vitórias sobre o São Paulo. "É muito tempo, incomoda alguns jogadores, e mais ainda o torcedor", ressaltou.

Pentacampeão aconselha jovem promessa

Rivaldo e Lucas, duas estrelas do São Paulo separadas por 20 anos. Com idade para ser pai da jovem promessa tricolor, o pentacampeão de 38 anos está preocupado com a ascensão do colega de time e utiliza sua experiência para dar conselhos.

"O Lucas é um dos mais falados no Brasil. Eu digo para ele ter cabeça no lugar e sempre ser humilde. Foi assim que eu consegui chegar onde cheguei. Espero que ele siga meus conselhos e também dos jogadores que tiveram uma vida limpa dentro e fora de campo", afirmou Rivaldo, ao site do São Paulo.

Para o experiente meia, Lucas estará na Copa do Mundo de 2014, no Brasil. "Futebol ele tem para isso, só manter a humildade, pois tem tudo para ser um grande jogador. Ainda é menino, mas tem condições de estar na Copa sim. Vou ajudar para que ele seja um grande jogador no futuro", garantiu o meia.

Com apenas 18 anos, Lucas tinha apenas sete quando, em 1999, Rivaldo ganhou o prêmio de melhor jogador do mundo. Agora, ele espera atuar ao lado do ídolo. "O Rivaldo é uma pessoa fantástica dentro e fora de campo. Já conversei com ele, que me deu vários conselhos, dicas para minha carreira. Procurei escutar bastante. É um jogador que conquistou tudo na carreira e dispensa comentários. Tenho de seguir os conselhos dele", afirmou Lucas. Apesar da troca de elogios, ambos os atletas ainda não atuaram juntos.

MAIS NO COFRE

Tanto Palmeiras quanto São Paulo terão patrocínios extras para o clássico, que terá transmissão da TV aberta. O Alviverde vai estampar a logomarca da Tenys Pé Baruel na barra frontal da camisa, enquanto o Tricolor fechou com a Yázigi, escola de idiomas, para a barra traseira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;