Cultura & Lazer Titulo
Telejornalismo brasileiro ganha fôlego
Por Ana Carolina Rodrigues
Do Diário do Grande ABC
17/08/2005 | 08:53
Compartilhar notícia


Bastou Ana Paula Padrão deixar a Globo para que uma verdadeira dança das cadeiras – ou melhor, das bancadas – tivesse início no mundo jornalístico da televisão brasileira. De fato, a saída de Ana Paula, que agora embolsará mensalmente cerca de R$ 250 mil à frente do SBT Brasil, foi a que causou mais alarido. Mas a tal "oxigenação do meio", segundo definição do repórter Britto Jr. – que também deixou a Globo e integra agora o casting da Record –, começou no ano passado quando o jornalista Carlos Nascimento despediu-se da Vênus Platinada para ancorar um reformulado Jornal da Band que, aliás, estreou segunda-feira mais uma formatação.

As primeiras mudanças ocorreram dentro da própria Globo, emissora que precisou arranjar às pressas substitutos para ancorar o Jornal da Globo. A saída foi William Waack e Christiane Pelajo, apresentadora da Globonews e até então desconhecida na TV aberta. O casal assumiu a bancada do mais sóbrio telejornal da emissora. Em termos de audiência e formato, o programa continuou o mesmo, mas perdeu a leveza de Ana Paula.

Rezende – Enquanto todas as atenções estavam focadas na mais nova contratada do SBT, Marcelo Rezende deixou a Record dias antes de estrear como apresentador do programa Hoje em Dia para comandar o Jornal da TV, na Rede TV!. Disposto a investir na sólida carreira jornalística que construiu ao longo de 30 anos, Rezende não pensou duas vezes em deixar de lado o "mundo cão" de programas como Cidade Alerta e Repórter Cidadão, aqueles jornais que deixam qualquer um com medo de sair de casa, para ancorar o principal telejornal da emissora, no ar diariamente às 21h. Rezende assinou contrato de quatro anos com a Rede TV! e nos próximos meses deve ganhar outro programa na grade da emissora, por enquanto sem nome e formato definidos.

Record – Passada a confusão envolvendo o programa Hoje em Dia – depois de Marcelo Rezende desistir da atração foi a vez de Rodolfo Gamberini sair do projeto por questões financeiras –, o repórter Britto Jr. também aceitou o desafio de deixar a Globo e apresentará a atração da Record, com estréia prevista para a próxima segunda-feira. "Fui pego de surpresa. Estava voltando de uma matéria para a redação da Globo quando me convidaram. Do dia para a noite começou uma negociação intensa", conta o jornalista.

Ao lado de Ana Hickmann, Britto Jr. comandará um programa de variedades. "Esse projeto é tudo que sonhei na vida. Como repórter usei só parte do meu talento e agora poderei costurar coisas que pareciam incompatíveis com o jornalismo. E isso é o melhor, misturar jornalismo e produção, entretenimento e informação". Deixar a Globo, segundo o repórter, não é uma das atitudes mais tranqüilas. Sobre o atual agito na cena do telejornalismo brasileiro, Britto só vê aspectos positivos. "Iria aceitar essa proposta mesmo que a Ana Paula não tivesse deixado a Globo, mas não há dúvidas de que a saída dela abriu novas perspectivas no mercado. Houve um movimento na redação da Globo e isso é muito bom porque as coisas andavam meio paradas", conclui.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;