Cultura & Lazer Titulo
Começa maior festival de teatro do país, em Curitiba
15/03/2006 | 08:58
Compartilhar notícia


Embora a abertura oficial aconteça nesta quarta à noite, no Teatro Guaíra, com uma apresentação para convidados da Orquestra Sinfônica do Paraná, começa nesta quinta a programação do Festival de Teatro de Curitiba. Até o dia 26, cerca de 230 peças vão ocupar 45 diferentes espaços culturais da cidade, 27 delas com apresentações gratuitas e ao ar livre. Nesta 15ª edição do festival, 19 espetáculos integram a mostra principal, sete deles produções paulistanas.

Com linguagem circense, o espetáculo paulistano O Auto do Circo não faz exatamente uma estréia em Curitiba, mas é quase como se fosse. Bonito, comovente, vibrante, essa criação da Cia. Estável, dirigida por Renata Zhaneta (professora da Escola Livre de Teatro de Santo André), fez temporada no Teatro Flávio Império, em Cangaíba. Nesse caso, a dimensão da metrópole e a juventude dos atores – todos na faixa dos 20 anos, portanto sem projeção que servisse de apelo para que o espectador se deslocasse até esse bairro distante do centro – foram fatores que contribuíram para que a montagem não tenha repercutido.

Pois O Auto do Circo abre nesta quinta a programação da mostra oficial ao ocupar o espaço tradicionalmente usado para a abertura: o Ópera de Arame, um teatro com muitos problemas de acústica. “O espaço foi sonorizado adequadamente, com microfones pendurados no teto e nas laterais e acho que vai dar tudo certo”, diz Zhaneta. No dia 4 de abril, finalmente, O Auto do Circo inicia temporada no Centro Cultural São Paulo. É torcer para que o temporal que insiste em cair na noite de estréia não estrague a festa.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;