Internacional Titulo
Iraque recebe como heróis prisioneiros libertados
Por Do Diário do Grande ABC
09/04/2000 | 11:16
Compartilhar notícia


O Ira libertou este sábado quase 500 prisioneiros de guerra iraquianos, que foram recebidos como heróis ao voltar para casa, ao passar pelo posto fronteiriço de Al Munziriya.

Muitos dos prisioneiros choravam e ajoelharam-se para beijar o solo iraquiano logo depois de passar a linha fronteiriça de Al Munziriya, 193 km a nordeste de Bagdá.

Durante uma hora, os recém-libertados desfilaram ante uma banda de música e entre os gritos de júbilo de seus parentes reunidos aos milhares e que gritavam "Alá é grande", exibiam bandeiras iraquianas e fotos do presidente Saddam Hussein.

A alegria misturou-se com a decepçao de muitos familiares que foram à fronteira receber os parentes e descobriram que os mesmos encontram-se desaparecidos e que nao há notícias sobre seu paradeiro.

As autoridades iraquianas anunciaram que vao entregar a cada prisioneiro libertado 300 mil dinares (US$ 150), "uma doaçao do presidente Saddam Husein" para ajudá-los a refazer a vida.

A chefe da delegaçao do Comitê Internacional da Cruz Vermelha em Bagdá, Beat Shweizer, indicou que o Ira vai libertar outros tantos prisioneiros nos próximos três dias.

Fahmi al Qayssi, encarregado da questao dos prisioneiros no ministério iraquiano das Relaçoes Exteriores, indicou que o Ira deve libertar no total 1. 879 prisioneiros no espaço de quatro dias.

Se esta cifra for confirmada, o número de prisioneiros iraquianos registrados no Ira cairia para 9 mil, segundo Al Qayssi, que assegura que o número de desaparecidos chega a 60 mil.

Segundo Teera, o número de soldados iranianos detidos no Iraque chega a 2. 806.

O problema dos prisioneiros de guerra constitui o principal obstáculo para a normalizaçao das relaçoes entre ambos países, protagonistas de uma brutal guerra de 1980 a 1988 e que causou milhares de mortos em ambos os grupos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;