Política Titulo Intermunicipal
Reeleito, Reali não
inovará Consórcio

Prefeito de Diadema afirmou que manterá as ações
e que o colegiado não terá novidades para este ano

Por Raphael Rocha
do Diário do Grande ABC
07/02/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O prefeito de Diadema, Mário Reali (PT), foi reeleito ontem para presidir o Consórcio Intermunicipal em 2012. Dividindo tarefas da entidade regional com campanha eleitoral para se manter à frente da Prefeitura, o petista reconheceu que a segunda gestão no colegiado vai privilegiar as ações já em andamento.

"Em ano eleitoral, trocar a direção seria possibilidade de ter novidade. Por outro lado, é ano difícil de trabalhar, porque há muita pressão para sair daqui e ter agenda municipal da eleição. Minha tarefa é continuar o trabalho", afirmou Reali, após a primeira reunião ordinária de 2012.

O petista foi reeleito por consenso, já que nenhum dos sete prefeitos do colegiado se manifestou a comandar o Consórcio no ano de eleição. Aidan Ravin (PTB), de Santo André, Luiz Marinho (PT), de São Bernardo, e Oswaldo Dias (PT), de Mauá, brigam pela reeleição em suas cidades. José Auricchio Júnior (PTB), de São Caetano, Clóvis Volpi (PV), de Ribeirão Pires, e Adler Kiko Teixeira (PSDB), de Rio Grande da Serra, tentarão emplacar apadrinhados à sucessão. A continuidade de Reali e a ausência de novas demandas do grupo serviram para não atrapalhar os planos eleitorais.

Segundo avaliação de Reali, a divisão das tarefas não irá prejudicar os serviços prestados pela Prefeitura de Diadema ou pelo Consórcio. "Nunca tive experiência em ser prefeito e candidato. Ser presidente do Consórcio é só uma coisa a mais que vou encarar."

A continuidade dos projetos se refletiu também na escolha do vice-presidente da entidade, que prossegue nas mãos de Aidan, e do secretário executivo do grupo, já que Luis Paulo Bresciani (PT), ex-secretário de Desenvolvimento de Diadema, se mantém no posto. "Estamos com os grupos de trabalho bem sincronizados, há sintonia na secretaria do Consórcio. As agendas com o governo do Estado e a União não foram concluídas completamente e há várias coisas em andamento, como o plano de mobilidade urbana e o plano nacional de banda larga", recordou.

Reali se torna apenas o segundo prefeito a ser reeleito para a comandar o Consórcio em anos consecutivos. William Dib (PSDB), ex-prefeito de São Bernardo e deputado federal, respondeu pelo colegiado em 2005 e 2006. O gestor de Santo André Celso Daniel (PT, morto em 2002), entre 1991 e 1992, e o ex-chefe do Executivo de Ribeirão Pires Valdírio Prisco, de 1993 a 1994, também presidiram o grupo por anos seguidos, mas àquela época o mandato correspondia a um biênio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;