Internacional Titulo
Soldados da Otan procuram armas em cidade kosovar
Por Do Diário do Grande ABC
20/02/2000 | 15:34
Compartilhar notícia


Dois mil e quinhentos soldados da força de paz liderada pela Organizaçao do Tratado do Atlântico Norte realizaram neste domingo uma intensa busca por armas, nesta cidade dividida pelo ódio étnico, após semanas de violentos confrontos, que deixaram vários mortos e feridos.

Tropas de diferentes países, incluindo francesas, americanas, alemas e canadenses, começaram o registro casa por casa pouco depois do amanhecer, em áreas determinadas tanto do lado sérvio da cidade como da parte albanesa, segundo o capitao de corveta Philip Anido, porta-voz da aliança militar ocidental. Dezenas de policiais da ONU colaboraram na operaçao.

Nove pessoas morreram e dezenas foram feridas em atos de violência em Kosovska Mitrovica durante as últimas semanas. Trata-se da cidade mais etnicamente dividida de Kosovo, já que as áreas onde vivem os sérvios e os albaneses se encontram separadas pelo rio Ibar.

Os distúrbios em Kosovska Mitrovica começaram no dia 2 de fevereiro, quando alguém arremessou uma granada contra um ônibus da ONU e a explosao matou dois idosos sérvios. Os albano-kosovares da cidade e a polícia da ONU criticaram os soldados franceses por nao terem protegido devidamente os albaneses que vivem no lado norte (sérvio) da localidade.

No norte, onde os soldados americanos realizavam a busca por armas, um grupo de cerca de 150 sérvios indignados causou uma certa tensao. Os sérvios jogavam bolas de neve perto de onde os veículos dos americanos estavam parados, e também manifestavam sua desaprovaçao com gritos e assobios. Uma coluna de soldados franceses parou em frente a eles.

As testemunhas disseram que os americanos derrubaram várias portas em pelo menos um edifício, supostamente depois de os moradores se recusarem a abri-las.

Por volta do meio-dia, alguns americanos se afastaram sob uma chuva de pedras e bolas de neve. Os demais saíram algumas horas depois. Os alemaes que participaram da operaçao aparentemente também suscitaram a ira dos sérvios. Um cordao de franceses protegeu os alemaes, mas a multidao aproximou-se para atirar pedras, paus e garrafas.

Umas três horas depois do início da busca, o tenente-coronel Patrick Chanlian informou que haviam sido encontrados vários fuzis Kalashnikov e certa quantidade de explosivos plásticos, sobretudo no norte da cidade, e que algumas prisoes haviam sido efetuadas.

De acordo com outro militar, o tenente de vôo Neville Clayton, a populaçao local foi notificada da operaçao às 7 h (horário local) por meio de panfletos, mensagens pelo rádio e alto-falantes. "É necessário manter as pessoas informadas. Nao queremos que se preocupem", disse Clayton. "É obvio que alguns tentarao esconder as armas, mas encontraremos o que for possível".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;