Política Titulo
PT retarda escolha de vice de Benedita da Silva
Do Diário do Grande ABC
17/06/2000 | 13:25
Compartilhar notícia


Um mês depois de ter interrompido a pré-convençao municipal para buscar alianças, o PT retoma o encontro, neste domingo, no Clube dos Portuários, em Sao Cristovao, sem um só aliado para a campanha da vice-governadora Benedita da Silva.

Na reta final da corrida atrás de apoios, os petistas só têm ao alcance das maos o PSTU e o PC do B, que, mesmo tendo como candidata a deputada federal Jandira Feghali, nao descarta a uniao.

Na sexta-feira, o PT viu acabar o namoro com o PPS, que preferiu César Maia (PTB). O PCB já fechou aliança com o PSB, do deputado Alexandre Cardoso, e o PMDB abriu mao de seu candidato próprio - Sérgio Cabral Filho - para apoiar a candidatura à reeleiçao do prefeito Luiz Paulo Conde.

Os 523 delegados reconvocados para a pré-convençao vao dar ao diretório municipal o poder de encerrar a negociaçao com os dois partidos e escolher o candidato a vice de Benedita, no dia 26. Aliancista fervorosa, ela reconhece o insucesso de nao ter coligaçao fechada para apresentar. ``Eu bem que gostaria, mas, se nao é possível, vamos deixar as decisoes em aberto', diz, contando com reviravoltas até o dia 26. É remoto, porém, o sonho da petista de ter a seu lado os antigos aliados como o PDT, que, no domingo passado, lançou Leonel Brizola candidato a prefeito do Rio.

Trégua - Os petistas fazem a pré-convençao em clima de armistício entre as correntes adversárias. Ferrenhas oponentes na prévia em que Benedita venceu Vladimir Palmeira e sagrou-se candidata, a moderada Articulaçao e a Refazendo, que congrega grupos à esquerda, estao unidas em temas como a divisao do tempo de tevê entre os candidatos a vereador. Os dois grupos defendem, por exemplo, que só 30% do tempo fique com os cinco vereadores que disputam a reeleiçao. A Açao Popular, do vereador Adilson Pires, defende 45%.

O PT lançará chapa completa para a Câmara (63 candidatos) se nao fizer coligaçao na eleiçao proporcional. Em caso de aliança com o PSTU, os candidatos petistas vao dividir votos com o ex-presidente da UNE e ex-deputado federal Lindberg Farias - hipótese que provoca resistências tanto na corrente Articulaçao quanto na Refazendo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;