Internacional Titulo
Congresso da Papuásia ocidental anuncia independência
Por Do Diário do Grande ABC
03/06/2000 | 14:37
Compartilhar notícia


O Congresso Nacional sobre o futuro da Papuásia Ocidental, reunido em Jayapura, capital da província de Irian Jaya, adotou este sábado uma declaraçao política de independência do território da Indonésia, sob a aclamaçao de 2.000 delegados.

O primeiro ponto do texto adotado este sábado afirma que a Papuásia Ocidental é independente desde 1º de dezembro de 1961. O segundo estipula que a Indonésia e todos os demais países devem reconhecer a independência do território.

Este congresso é o segundo realizado na Papuásia Ocidental depois de 1961, também em Jayapura, que entao se chamava Hollandia, nome dado pelos colonizadores holandeses.

A província de Irian Jaya foi anexada em 1969 à Indonésia, interessada em explorar uma das regioes mais ricas do mundo em recursos naturais.

As autoridades indonésias consideraram que o congresso é "ilegítimo" e "nao representativo", mas estao alertas, depois da independência do Timor Leste e da luta separatista na província de Aceh.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;