Economia Titulo
Sindicato confirma greve de caminhoneiros
Do Diário do Grande ABC
11/12/1999 | 14:41
Compartilhar notícia


Pelo menos cinco pontos de estradas da regiao de Ribeirao Preto serao bloqueados à meia-noite de sábado, dando início à greve dos caminhoneiros prevista para domingo nas rodovias paulistas. A realizaçao da greve foi confirmada no início da tarde pelo presidente do Sindicato das Empresas de Transportes (Sintetrans) em Ribeirao, Wilson Piccolo. Ele disse que os transportadores nao conseguiram chegar a nenhuma acordo com a Secretaria de Transportes sobre as reivindicaçoes feitas.

Em todo o Estado deverao ser 32 pontos de bloqueios de caminhoes, informou Piccolo. Ele disse que será liberada a passagem de carros de passeio, ambulâncias e caminhoes com cargas perecíveis. Na regiao de Ribeirao Preto, os três principais pontos de bloqueio devem ser os mesmos da greve deflagrada pela categoria em julho, no trevo de acesso ao município, na Via Anhanguera próximo ao pedágio de Porto Ferreira e também na Anhanguera próximo ao município de Igarapava que divide Sao Paulo e Minas Gerais.

O Movimento Uniao Caminhoneiros que se colocou na liderança do movimento, reivindica a imediata reduçao de 50% no valor cobrado pelo pedágio por eixo. Ainda segundo lideranças do movimento, a greve deverá ser decretada porque nao teriam sido cumpridos os pontos em que se baseou o acordo que pôs fim à greve de julho, como maior segurança das estradas e acostamentos recapeamento de rodovias e aumento no número de pontos que devem ser descontados da carteira em caso de infraçoes graves.

O movimento também quer evitar o aumento de pelo menos 5% no preço dos pedágios já anunciado para o dia 1o. de janeiro, por conta do repasse do ISS. Em nota divulgada sexta-feira (10), a Secretaria de Transportes do Estado de Sao Paulo acusou o presidente do Movimento Uniao Brasil Caminhoneiros, Nélio Botelho, de tentar tumultuar o relacionamento entre os caminhoneiros e as autoridades estaduais. A Secretaria sustentou ter fechado em 6 de setembro um acordo com diversas entidades representativas dos transportadores e dos caminhoneiros em relaçao às reivindicaçoes apresentadas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;