Nacional Titulo
UnB lança campanha para erradicar analfabetismo do DF
Por Do Diário do Grande ABC
12/12/1999 | 15:43
Compartilhar notícia


A Universidade de Brasília (UnB) vai lançar, no início do próximo ano, uma campanha para erradicar o analfabetismo no Distrito Federal e regiao do Entorno. A campanha, idealizada pelo reitor Lauro Morhy, envolverá empresas educadores, igrejas e organizaçoes nao-governamentais (ONGs), com a finalidade de erradicar o analfabetismo na capital do país até 2001. "Se fizermos um esforço concentrado, vamos começar o milênio sem analfabetos em no Distrito Federal", aposta Morhy.

Segundo dados levantados por Morhy, o Distrito Federal tem hoje 4% de sua populaçao - cerca de 110 mil pessoas - constituídos por analfabetos. Para zerar esse índice, o reitor Lauro Morhy diz ser necessário um esforço de um ano e meio. "Com isso, estearemos dando um exemplo de cidadania e civismo para o Neste domingo, além de extirparmos esse câncer social, o analfabetismo".

Para iniciar o programa, a UnB fará o treinamento de alfabetizadores, com o apoio da iniciativa privada e instituiçoes religiosas. Em seguida, a universidade criará pontos de alfabetizaçao em todo o Distrito Federal onde houver analfabetos. "A nossa proposta é ir até onde os analfabetos estao", explica Morhy. Nas construçoes, por exemplo, os trabalhadores devem ser dispensados uma hora por dia para aprender a ler e a escrever. O reitor destaca ser esse o primeiro passo para reduzir a exclusao social.

Seguindo a fórmula proposta por Lauro Morhy, uma pessoa precisaria de apenas seis meses para ser alfabetizada. O reitor lembrou que a Universidade de Brasília já vem desenvolvendo um trabalho nessa mesma linha com parceiros da regiao do Entorno. Ao todo, sao 200 mil pessoas atendidas pelo programa de alfabetizaçao rural desenvolvido pela UnB. De acordo com o educador, alguns desses parceiros estao agora entrando na universidade.

Para o reitor da UnB, a sociedade precisar conscientizar-se sobre a necessidade do combate ao analfabetismo. Morhy diz que as pessoas nao podem ficar de braços cruzados enquanto 4% da populaçao do Distrito Federal e da regiao do Entrono sao analfabetos. Depois de erradicar o analfabetismo na capital do país, reitor da UnB propoe que a campanha seja levada às demais cidades brasileira, a exemplo do que ocorreu com a campanha de combate à fome idealizada em 1994 pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. A campanha do sociólogo mobilizou toda a sociedade brasileira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;