Nacional Titulo
Bons motoristas receberao tarja dourada na carteira
Das Agências
28/12/2000 | 00:32
Compartilhar notícia


Quem nao tiver cometido nenhuma infraçao de trânsito por três anos consecutivos poderá pedir a nova carteira de motorista com tarja dourada, a ser lançada a partir de janeiro.

A contagem do prazo vale desde 22 de janeiro de 1998, quando o Código Brasileiro de Trânsito começou a vigorar. A carteira especial, no entanto, será imediatamente cassada se a pessoa receber qualquer multa.

O portador da carteira com tarja dourada deverá ser beneficiado com vantagens no pagamento de taxas no Detran e descontos na contrataçao de um seguro para estimulá-lo a continuar respeitando as leis de trânsito.

Para conferir ao titular da carteira de tarja dourada rendimentos práticos, o governo também pretende encaminhar ao Congresso projeto de lei ampliando de cinco para seis anos o período para o motorista premiado renovar a habilitaçao.

O diretor do Departamento Nacional de Trânsito, Délio Cardoso, reuniu-se na semana passada com representantes da Federaçao Nacional de Empresas de Seguro para acertar o desconto nos seguros para os "motoristas de ouro".

Segundo Cardoso, eles acenaram com a possibilidade de dar o bônus, semelhante ao que já fazem para mulheres, consideradas mais cautelosas no trânsito do que os homens. Cardoso também irá orientar os Detrans a concederem descontos de taxas.

A nova carteira que irá distinguir os motoristas bem comportados dos infratores já foi aprovada em reuniao do comitê executivo do Conselho Nacional de Trânsito, mas ainda precisa ser homologada pelo próprio conselho para entrar em vigor.

Registro - Com a carteira de tarja dourada, o governo quer colocar em funcionamento o Registro Nacional de Compensaçao de Multas, conforme informa a assessoria do Denatran. Esse registro precisa estar em operaçao para garantir que uma infraçao cometida num Estado acabe sendo registrada no prontuário do motorista originário de outra localidade. Sem esse registro, pode ocorrer de um motorista multado em outro Estado conseguir a carteira de tarja dourada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;