Economia Titulo
É importante que Fed continue normalização da política monetária, diz Kaplan
Por
12/01/2016 | 04:48
Compartilhar notícia


O presidente da distrital do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) em Dallas, Robert Kaplan, disse que é importante que o Fed continue a elevar os juros básicos de curto prazo gradualmente devido à possibilidade de distorções na economia, caso as taxas permaneçam baixas por muito tempo.

"Se adiarmos a normalização adicional até que vejamos de fato evidências de acomodação excessiva, há um risco de que teremos esperado tempo demais", afirmou Kaplan, que não tem direito a voto nas reuniões de política monetária do Fed neste ano, durante discurso em Dallas.

"Minha experiência é que, às vezes, é mais fácil reconhecer esses desequilíbrios em retrospectiva", acrescentou.

Numa sessão de perguntas e respostas que se seguiu ao discurso, Kaplan disse ainda que o Fed está esperando para ver as implicações da recente turbulência nos mercados acionários dos EUA e da China. O Fed vai ajustar seus planos de aumento de juros se as condições financeiras e/ou econômicas assim exigirem, explicou.

Kaplan afirmou concordar com avaliação do presidente do Fed de São Francisco, John Williams, de que não está definido que o BC norte-americano fará quatro elevações de juros em 2016. Em dezembro, o Fed aumentou os juros básicos pela primeira vez desde 2006.

Kaplan lembrou que, na época em se juntou ao Fed, houve um período de volatilidade que teve início na China e se espalhou para os mercados dos EUA. O Fed provavelmente seguirá o mesmo protocolo desta vez, indicou ele.

"Passamos por isso em agosto e setembro, (o Fed) deu uma pausa, observamos os desdobramentos dos eventos (e) aquela foi a maneira correta de lidar com (a situação)", comentou Kaplan, que anteriormente foi professor na Universidade Harvard e vice-presidente do Goldman Sachs. "Vimos que as condições econômicas subjacentes permaneciam sólidas; não há substituto para tempo de avaliar dados econômicos".

Kaplan disse também prever que haverá novas crises de volatilidade no mercado durante o período de normalização monetária do Fed e que a economia da China continuará se enfraquecendo por mais alguns anos. Segundo ele, as intervenções feitas por Pequim na tentativa de superar a turbulência nos mercados são questionáveis, mas não refletem as tendências econômicas.

Sobre os EUA, Kaplan afirmou esperar que a inflação do país avance gradualmente para a meta de 2% do Fed até o fim de 2017. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;