Memória Titulo História
Terceira lição: as primeiras ruas
Por Ademir Medici
12/01/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


 Baliza topográfica ou mira é um instrumento utilizado pelo topógrafo (geomensor ou agrimensor) para elevar o ponto topográfico com objetivo de torná-lo visível e necessário nas operações de nivelamento geométrico. Serve para fazer o alinhamento de um piquete a outro

(cf. enciclopédia Wikipédia)

 

Há males que vêm para o bem. Esta série da Memória não aconteceria se o Sr. João Gava não procurasse o prefeito de Diadema, Lauro Michels Sobrinho, para cumprimentá-lo no Natal. Diante do ocorrido – ou do não ocorrido - o Sr. Gava nos procurou e registrou as histórias que temos contado desde domingo – e prosseguirão.

Prefeito Michels, hoje o Sr. Gava relata detalhes inéditos sobre a abertura do primeiro loteamento de Diadema, a Vila Conceição – que por muitos anos denominou a cidade, antes da sacada genial do Dr. Miguel Reale, que descobriu a palavra "Diadema" e informou sobre o significado da mesma.

(E atenção, Centro de Memória de Diadema: aproxima-se o centenário da Vila Conceição, um dos primeiros loteamentos urbanos do Grande ABC. Vale uma programação).

Nesse meio tempo, recebemos mensagens Dr. Nevino Antonio Rocco, que trabalhou na Prefeitura de Diadema nos primórdios da cidade. Informações também geniais as do Dr. Nevino, que entrarão nesta série.

Mas vamos à terceira lição gravada pelo Sr. João Gava. Voltemos no tempo, há quase 100 anos. Diadema estava ganhando as suas primeiras ruas urbanas daquela que seria Vila Conceição, o primeiro loteamento local.

O meninote João Gava participou da fundação da Diadema urbana. Aos 102 anos, é o único vivo daqueles personagens. Acompanhem. Estamos em 1921, 1922...

 

Demarcações. Aterros. E surge a Vila Conceição

Depoimento: João Gava

 

Diário há 30 anos

Domingo, 12 de janeiro de 1986 - ano 28, nº 6030

Manchete – Disparam os preços dos imóveis

Trabalho – Ainda há muita dúvidas sobre aplicação do vale-transporte.

 

Município Paulista

Hoje é o aniversário de Iporanga. Município antigo, da região de Itapetininga, criado em 1873, quando se separa de Eldorado. Posteriormente foi extinto e recriado em 1936.

 

Capital brasileira

Hoje é o aniversário de Belém, capital do Pará, fundada em 12-1-1616.

 

Em 12 de janeiro de...

1916 – Iniciada no Grupo Escolar de Santo André a matrícula dos alunos para o presente ano letivo.

A guerra. Comentário inserido no Estadão: ‘ao iniciar-se mais um ano de guerra, a Humanidade inteira pergunta: quando findará a titânica luta, que tudo subverte no mundo?’.

1931 – Foi nomeado, em comissão, José Serapião de Oliveira Lima para o cargo de subdelegado de São Caetano.

1971 – Instalado o 35º Batalhão Policial, com jurisdição sobre São Bernardo, São Caetano e Diadema.

 

Santo do Dia

Santo Antonio Maria Pucci (Itália 1819-1892). Chamado de "o curador". Em 1853 fundou a congregação das Irmãs auxiliares Servas de Maria direcionadas para a educação dos adolescentes, e criou o primeiro orfanato mariano para as crianças doentes e pobres.

Colaboração:

Padre Evaldo César de Souza

Modesto

Taciana

Bernardo de Corleone

Ernesto

 

Amanhã em Memória - A quarta aula do Sr. João Gava: Um rancho. E a convivência com os Piranga




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;