Política Titulo Eleições 2016
Skaf defende que PMDB tenha candidatos na região

Posição do partido em 2016, no entanto, segue
indefinida em três municípios do Grande ABC

Júnior Carvalho
Diário do Grande ABC
05/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Em visita ao Grande ABC ontem, o presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf (PMDB), defendeu que a legenda tenha candidatos próprios nas disputas pelas prefeituras da região na eleição de 2016. A menos de um ano do pleito, porém, o partido tem apenas quatro possíveis prefeituráveis nas sete cidades.

Dois dos nomes do PMDB que disputaram o páreo são atuais prefeitos e tentarão a reeleição: Paulo Pinheiro (São Caetano) e Saulo Benevides (Ribeirão Pires). Postulante derrotada ao Paço de Mauá em 2012, a deputada estadual Vanessa Damo (PMDB) sustenta a possibilidade de voltar a brigar pela Prefeitura, mas o presidente municipal do PMDB, Júnior Orosco, marido da peemedebista, já admitiu que estuda outro nome para representar a legenda no processo de sucessão do prefeito Donisete Braga (PT). Em Rio Grande da Serra, o partido aposta na filiação do vereador Edvaldo Guerra (hoje no PV) para concorrer com o prefeito Gabriel Maranhão (PSDB), que brigará pela reeleição.

“Na política a gente tem de conversar muito. Eu defendo candidatura própria não só no Grande ABC, mas também em São Paulo, com a (ex-prefeita e atual senadora) Marta Suplicy. Espero que aqui no Grande ABC tenhamos candidatos (a prefeitos). Se as lideranças de algumas cidades entenderem que devem fazer aliança, vai haver momento de decisão, mas nesse momento a definição é de ter candidatura própria”, discorreu o peemedebista, que recebeu ontem títulos de cidadão de Mauá e de São Caetano.

Prefeiturável do PMDB em Santo André em 2012, o Nilson Bonome mudou seu domicílio eleitoral para São Caetano – hoje é secretário de Governo. Por conta disso, a sigla pode apoiar o projeto de reeleição do prefeito Carlos Grana (PT) ou apostar na candidatura do ex-prefeito Aidan Ravin (PSB).

Hoje aliados ao governo do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), os peemedebistas da cidade também não sabem se apostarão em nome próprio em 2016. Em 2012, o então vereador Tunico Vieira (PMDB) ensaiou disputar o Paço, mas o projeto foi enterrado para ocupar a vaga de vice do PT, com Frank Aguiar – recentemente trocou o PMDB pelo PRB.

Em Diadema, a legenda amarga pífio desempenho há várias eleições, elegendo apenas há sete legislaturas a vereadora Cida Ferreira. No município diademense, hoje governado por Lauro Michels (PV), o PMDB sequer fala em disputar o Paço. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;