Cultura & Lazer Titulo Música
Redescobrindo Vinicius

Mario Adnet traz versões de outras parcerias

Por Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
28/01/2012 | 07:03
Compartilhar notícia


A reverenciada obra musical de Vinicius de Moraes sempre chama a atenção. Mas apenas parte de suas composições é conhecida do grande público. Com o objetivo de resgatar esse material não tão prestigiado é que Mario Adnet apresenta o álbum 'Vinicius & Os Maestros' (Universal Music, R$ 24,90 em média).
Aos 54 anos, o músico carioca reinterpreta canções que ficaram em segundo plano em sua carreira. "Sempre tem coisas a se descobrir sobre o Vinicius. É muito interessante poder mostrar esse acervo raro", diz Adnet.

O novo projeto surgiu em convite de Luciana de Moraes (1956-2011), filha de Vinicius e amiga de Adnet. Ela desejava ver trabalho parecido com 'Jobim Sinfônico', no qual prestou homenagem a Paulo Jobim. O CD conta com participação de orquestra formada exclusivamente para o trabalho e que conta com regência do maestro Claudio Cruz. "Achei que, colocando uma orquestra de acompanhamento, faríamos versões diferentes e que pudessem valorizar esse legado."

O repertório escolhido por ele reúne composições feitas entre as décadas de 1950 e 1960. As obras apresentam parcerias de Vinicius com figuras como Moacir Santos, Baden Powell, Claudio Santoro e Pixinguinha, deixando de lado músicas feitas com o amigo Tom Jobim - que muito caracterizam seu trabalho perante grande parte dos brasileiros. EM

Além da orquestra, as 15 faixas trazem vozes de intérpretes convidados, casos de Tatiana Parra ('Em Algum Lugar'), Dori Caymmi ('Lembre-se'), Mônica Salmaso ('A Santinha Lá da Serra') e Sérgio Santos ('Consolação'). Todos se reúnem em momento especial na versão de 'Canto de Xangô', de Vinicius e Baden Powell.

Segundo Adnet, é fundamental que as novas gerações tenham contato com essas canções. "Fiz a reverência, mas o mercado está indo para outra direção. As pessoas adoram, só não têm oportunidade para ouvir." Se depender do músico, o primeiro passo está dado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;