Política Titulo
Câmara de Rio Grande convoca secretário de Saúde
Raphael Di Cunto
Especial para o Diário
11/11/2010 | 07:05
Compartilhar notícia


 

 

Os vereadores de Rio Grande da Serra convocaram ontem o secretário de Saúde, Carlos Eduardo Silva, para prestar esclarecimentos sobre a situação da rede pública, que sofre com a falta de médicos. Ele deve ir à Câmara dia 24, às 15h.

"No último fim de semana, não tinha médico no Pronto-Socorro. A situação foi tão grave que no sábado uma pessoa que não foi atendida tentou agredir o médico", afirmou o vereador Claudio Manoel de Melo (PT), autor do pedido de convocação.

A base aliada do prefeito Adler Kiko Texeira (PSDB) saiu em defesa do secretário. "Até entendo a revolta do munícipe porque não é fácil ver a família doente. Mas também temos que ver o lado do médico", disse Marilza de Oliveira (PSDB).

Segundo os vereadores governistas, o médico ficou sem almoçar por causa do trabalho e jantava na hora que o munícipe chegou para ser atendido.

"Mesmo com a Polícia Militar oferecendo segurança, ele não quis voltar mais no domingo, e dois colegas dele pediram demissão por telefone", disse o vereador Waldemar Perillo (PSDB).

A Prefeitura tenta contratar médicos para atender no regime de plantão. O pagamento é de R$ 825, a cada turno de 12 horas, desde que o profissional cumpra o período completo, sem atrasos. Entretanto, a cidade só conseguiu doze médicos, número que deve diminuir após o acidente de sábado.

"Não adianta nós cruciCW0ficarmos a Secretaria de Saúde de Rio Grande da Serra. O problema é nacional", afirmou Perillo.

O presidente da Câmara, Edvaldo Guerra (PV), descordou desta postura. "É problema, sim, da secretaria. Se R$ 900 por plantão é pouco, então que o prefeito mande uma reforma do sistema de Saúde que esta Casa aprovará com muito prazer", pontuou o verde, que atribuiu a má gestão da Pasta à nomeação de Silva.

 

Fundação do ABC e Pró-Saúde vão concorrer para gerir OS

 

Apontada pelo secretário de Saúde de Rio Grande da Serra como a solução para a falta de médicos, a contratação de uma OSS (Organização Social de Saúde) para gerir o Pronto-Socorro da UBS Central começou ontem, com processo de escolha das entidades.

Elas têm de ontem até o dia 19 de novembro para descrever as metas para a rede pública de Saúde da cidade, como número de médicos para fazer o atendimento, e o valor que vão cobrar por isso.

O prazo, entretanto, pode ser menor, já que apenas duas entidades, a Pro-Saúde e a Fundação do ABC, se qualificaram para executar a gestão da UBS Central.

Em entrevista ao Diário, o secretário Carlos Eduardo Silva disse ser esta a última alternativa do município, que não conseguiu contratar médicos plantonistas suficientes para suprir a demanda da cidade.

Antes das OSS, os profissionais da rede pública do município eram fornecidos primeiro pela Cemed - Centro de Emergências Médicas, que rompeu o contrato, e depois pela MRF Médicos Associados, que parou o serviço em setembro.

Entretanto, as duas empresas sofrem ação civil pública do MP (Ministério Público) por suposta fraude na licitação e superfaturamento nos contratos com Rio Grande.

Também respondem na ação o prefeito Adler Kiko Teixeira (PSDB), os ex-secretários de Saúde da cidade e os proprietários da MRF e Cemed, que o MP acusa de serem a mesma empresa.

Nenhum deles foi julgado pela Justiça até agora e todos negam as acusações -  RC




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;