Setecidades Titulo São Bernardo
Militantes denunciarão GCM em várias esferas

Grupo Movimento de Luta dos Bairros, Vilas e Favelas alega violência dos guardas

Por Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
10/11/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


 Integrantes do MLB (Movimento de Luta dos Bairros, Vilas e Favelas) levarão denúncia contra a GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo a diversas autoridades. A queixa é que a corporação agiu com violência contra 150 famílias que, no domingo, invadiram terreno particular no bairro Demarchi, abandonado há três décadas. Uma mulher se feriu.

Uma das esferas procuradas é o Legislativo. Na manhã de ontem, 15 pessoas estiveram na Câmara na tentativa de conversar com vereadores da bancada do PT, mesmo partido do prefeito Luiz Marinho. Porém, como apenas dois dos oito parlamentares da sigla estavam na Casa, reunião foi marcada para hoje, às 9h.

O MLB levará o caso ainda ao Sindserv (Sindicato dos Servidores Públicos), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e Defensoria Pública. Caso não consiga respaldo, promete fazer ocupação em frente à Câmara e à Secretaria de Habitação.

Na reunião do Consórcio Intermunicipal, ontem pela manhã, Marinho afirmou não crer que tenha havido exagero da GCM. “Todos os terrenos ocupados na cidade serão desocupados.”

“O prefeito fala que não vai ter ocupação, mas enquanto houver gente sem ter onde morar, vai sim”, frisou uma das coordenadoras do MLB Jaqueline Viana.

Já a Prefeitura disse, em nota, que as condições estruturais das habitações poderiam colocar em risco a vida das pessoas, por isso foi feita a desocupação. A administração afirmou ainda estar aberta ao diálogo para chegar a uma possível solução habitacional para as famílias.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;