Memória Titulo Memória
O menino pescado no Tanque da Paulista
Por Ademir Medici
06/11/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Noite importante e festiva a desta sexta-feira, em Mauá. O advogado e memorialista João Sérgio Rimazza lança o livro João Tachinha, suas aventuras e suas histórias – Rimazza, uma vida bem vivida.

O advogado fala do personagem, que é ele mesmo. E explica, nas páginas derradeiras, o porquê do apelido João Tachinha. Mais ou menos como Edson Arantes do Nascimento, que fala na terceira pessoa quando se refere ao ídolo Pelé.

Rimazza se revela um ótimo narrador. São passagens engraçadas, emocionais, reveladoras de detalhes da cidade de Mauá. Um testemunho de vida, sempre para cima. Ou muito nos enganamos, ou Mauá está ganhando o seu ‘Pedro Nava’.

TRECHO

Nasceu João Tachinha numa tarde ensolarada, no Dia de Finados. Quando todos homenageavam os entes queridos, nascia uma criança, para alegria dos pais.

O pai, que era ceramista, chegou no dia seguinte ao trabalho dizendo aos colegas:

– Nasceu o meu bambino.

Todos foram visitá-lo em casa. João Tachinha ganhou vários presentes e o seu primeiro cachorro, que recebeu o nome de Saquito.

No momento do parto, a irmã foi levada a passear pelos vizinhos, o que era comum, pois naquela época a criança nascia em casa. Ao retornar, a surpresa de conhecer o irmão que acabara de nascer.

A parteira era conhecida como Dona Nenê. Nos anos seguintes, sempre que encontrava o bambino, dizia:

– Eu te pesquei no Tanque da Paulista.

NOTA

Tanque da Paulista é um entre tantos equipamentos de Mauá citados pelo autor. Ficava às margens do Rio Tamanduateí, junto à Avenida Barão de Mauá. Uma pequena represa que servia à Cerâmica Paulista, indústria extinta.

Rimazza foi vereador. Chegou à Presidência da Câmara quando Aleksandar Jovanovic iniciava carreira aqui no Diário, cobrindo política e trocando muitas informações com o também jovem Rimazza.

Nos anos seguintes, Rimazza participou das comissões que nos auxiliaram na produção de dois livros sobre a velha Mauá. Agora é ele próprio quem lança o seu. Que venham outros, pois João Sérgio Rimazza tem muitas histórias a contar e mostra que sabe conduzir uma boa prosa.

Memórias de João Tachinha

Lançamento: hoje, às 19h

Local: Diamond Plaza Hotel

Endereço: Rua Álvares Machado, 48, Vila Bocaina, em Mauá

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 6 de novembro de 1985 - ano 28, nº 5974

Manchete – Sarney (presidente da República) anuncia menos desemprego e PIB 7% menor

- Novo recorde na produção de veículos.

- INPC baixa para 8,88% em outubro.

Movimento Sindical – Os 3.000 padeiros do Grande ABC, pertencentes a 600 padarias, decidiram entrar em greve, juntando-se aos comerciários e aos 8.000 químicos da região e 3.000 funcionários da Rhodia Têxtil.

Santo André – Prefeito Brandão faz comício na Vila Metalúrgica contra a emancipação de Utinga

São Bernardo – Inaugurado ontem o novo prédio da Escola Carlos Pezzolo, na Vila do Tanque.

- Paço providencia torre de segurança. Nome da construtora sairá em dez dias.

Em 6 de novembro de...

1910 – O jurista Miguel Reale nasce em São Bento do Sapucaí (SP). É o padrinho de Diadema.

- José Luiz Flaquer, de Santo André, é eleito senador estadual.

1915 – Acidente em São Caetano. O italiano Fuão Moretti perde o controle de seu carro de praça, puxado por animais, e tomba de um barranco. O condutor tem a perna fraturada em dois locais e é internado na Santa Casa de Misericórdia, em São Paulo.

- Diversos passageiros eram conduzidos no veículo à casa do curandeiro Vicente Rodrigues Vieira, a alguns quilômetros da estação.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘A ofensiva turca nos Dardanellos’.

1930 – Reconhecem o novo governo da República do Brasil: Portugal, Itália, Chile, Bolívia e Uruguai.

Supremo Tribunal Federal ignora ordem de habeas corpus impetrada pelo presidente deposto Washington Luiz.

- Constituídas juntas de sindicância em todo o Estado de São Paulo.

1940 – Transferida para o bairro Santana, em Ribeirão Pires, a escola municipal Martim Afonso de Souza, de Campo Grande, Paranapiacaba.

1945 – Fundado o São Cristóvão FC, de São Caetano.

1970 – Tarcisio Meira e Glória Menezes descem de helicóptero em Santo André para divulgar uma caderneta de poupança, a Haspa, com loja na Rua Senador Flaquer.

1975 – Conselho Federal de Educação reconhece, oficialmente, a Faculdade de Medicina do ABC.

Hoje

- Dia Nacional do Riso

- Dia Nacional do Amigo da Marinha do Brasil

Santos do Dia

- São Leonardo de Noblac (Província de Gália, França, 491 – 545). É invocado em favor das parturientes e dos prisioneiros. O culto a ele é uma das devoções mais antigas dos fiéis franceses.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Ático

- Bv. Bárbara Maix

Municípios Brasileiros

- Aniversariam hoje: Palmácia (CE) e Poços de Caldas (MG). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;