Memória Titulo Memória
Carvalho, os mineiros do Bom Pastor

A presença da família Carvalho em Santo André caminha para os 70 anos...

Por Ademir Medici
02/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


A presença da família Carvalho em Santo André caminha para os 70 anos. E é significativa. Um exemplo a mais do êxodo rural, que provocou de maneira inexorável a transformação étnica do Grande ABC.

Em 1948, uma mudança coletiva, de Paraisópolis, na microrregião de Itajubá, Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, para o Jardim Bom Pastor, estabelecendo-se numa casa da Rua Professor Licínio. Vieram: José Dias Carvalho, a esposa Ana Lucas Carvalho e nove filhos: Maria Aparecida, Maria Célia, Maria Isabel, Benedito, Paulo, Sebastião, Agenor, Antonio e Fernando.

Na cidade mineira, num pequeno sítio, o trabalho dos Carvalho era rural: lavoura de café, plantio de milho e feijão, criação de gado, porcos, galinhas.

Em Santo André, à medida que os filhos atingiam a adolescência, eram encaminhados à indústria: a tecelagem Tognato – que estava mudando de Santo André para São Bernardo - e a metalurgia: a família Carvalho, talvez sem maior clareza à época, estava participando do início da indústria automobilística, com a chegada da Volkswagen e suas subsidiárias, como a Motores Perkins.

Notícias

- A família Carvalho, antes da fixação definitiva em Santo André, ainda retornou uma vez a Paraisópolis. Um ano depois, a transferência em definitivo.

- O pai, Sr. José, arrumou emprego na Prefeitura de Santo André como ajudante geral. Um dos trabalhos era colocar guias nas ruas dos loteamentos que iam sendo abertos naqueles anos 1940 e 1950, como o próprio Jardim Bom Pastor.

- Curioso que José e Ana nasceram no mesmo ano, em Minas, 1908, e faleceram no mesmo ano de 1987.

- Um dos filhos, ao se aposentar, mudou-se para Extrema, em Minas Gerais.

- Um neto, com a esposa, foi de encontro às suas origens, numa chácara de Paraisópolis.

- Dos nove filhos, apenas três vivem: Maria Isabel, Antonio e Sebastião.

- Da terceira geração, os netos de José e Ana, o passo de cada um: o que é projetista na General Motors, o que abriu uma microempresa, as três netas estabelecidas com loja de roupas em shopping-center; outro com loja de revenda de carros na Avenida dos Estados; vários estudantes.

Sessenta e sete anos depois...

Hora de confraternizar. Uma reunião é realizada em Santo André no começo de setembro. Nossa página Memória foi lembrada. A foto do encontro encaminhada.

A filha Maria Isabel Carvalho Alonso faz os cálculos: “Hoje os descendentes de José e Maria são aproximadamente 150 pessoas. Uma família maravilhosa.”

Acrescentamos: uma família maravilhosa, de origem mineira: passado lembrado, memória cultuada.

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 2 de outubro de 1985 - ano 28, nº 5944

Manchete – Começa a maior competição poliesportiva da América: Santo André realiza os 50º Jogos Abertos do Interior, com 128 municípios inscritos

São Caetano – O cometa Halley foi o tema escolhido para a ornamentação natalina.

Mauá – Corpo de Bombeiros virá este ano.

Ribeirão Pires – A esperança da chegada de um posto da Previdência Social, o Inamps.

Em 2 de outubro de...

1915 – A Prefeitura de São Bernardo iniciou a colocação de pedregulhos em várias ruas.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Um judeu no conselho do império moscovita’.

1930 – Empresa Imobiliária de São Bernardo suspende o tráfego de suas linhas de bondes (tramway) entre Santo André e a Vila de São Bernardo, da qual é concessionária. E anuncia planos para estabelecer uma linha de ônibus entre São Paulo, Santo André e São Bernardo.

- Na verdade, a empresa, loteadora de vários bairros na região, vivia momentos difíceis e acabaria sendo adquirida, em leilão, pelo Grupo Simonsen.

1950 – Inaugurada a estação férrea da Eletrocloro, em Santo André, desativada em 1981.

1960 – Inaugurado o Estádio do Morumbi.

1970– Laudo Natel eleito governador de São Paulo em pleito indireto.

Município Paulista

CRUZEIRO. Recebeu este nome em 2 de outubro de 1901, mas foi elevado a município em 1871, quando se separa de Lorena com o nome Conceição do Cruzeiro.

Município Brasileiro

CAMPANHA (MG). Fundação: 2-10-1737; aniversário: 2 de outubro.

Capital Brasileira

Hoje é o aniversário de Porto Velho, em Rondônia.

Hoje

- Dia do Repórter Fotográfico

- Dia Internacional do Notário (escrivão público)

Santos do Dia

- A celebração dedicada aos Anjos da Guarda começou na Espanha, no final do ano 400, propagando-se por toda a Europa em poucos séculos. O dia 2 de outubro foi fixado em 1670, pelo Papa Clemente X.

Colaboração: Padre EvaldoCésar de Souza

- Custódio

- Leodegário

- Domingos Spadafora 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;