Cultura & Lazer Titulo
‘Intimidade’ vence Festival de Berlim
Por Berlim
Das Agências
18/02/2001 | 17:21
Compartilhar notícia


O Urso de Ouro, prêmio máximo do 51º Festival de Cinema de Berlim, foi atribuído domingo ao filme Intimacy, dirigido por Patrice Chéreau. Intimacy (Intimidade), primeiro filme em inglês do diretor francês, é uma exploração frenética e dolorosa da intimidade de Jay (Mark Rylance) e de Claire (Kerry Fox), adaptada da novela do escritor britânico Hanif Kureishi. “Intimacy é a história de duas pessoas que não são capazes de falar e cujo único meio de comunicação é o sexo”, declarou Chereau, de 56 anos, conhecido internacionalmente por seu filme A Rainha Margot.

O grande prêmio do júri, o Urso de Prata da 51ª Berlinale, foi concedido a Bicicletas de Pequim, do chinês Wang Xiao-shuai. Benicio Del Toro ganhou o prêmio de melhor ator no festival por seu papel de policial mexicano no filme norte-americano Traffic. O diretor taiuanês Lin Cheng-Sheng levou o prêmio de melhor diretor no Festival de Berlim pelo filme Betelnut Beauty sobre os problemas da juventude em Taipé. E Kerry Fox, de Intimacy, ganhou o prêmio de melhor atriz.

Crítica – Sábado, o primeiro filme do movimento cinematográfico Dogma 95 dirigido por uma mulher ganhou o prêmio da crítica no 51º Festival de Berlim. Na sua justificativa, os críticos elogiaram a diretora Lone Scherfig, do longa Italiensk for Begyndere, por “fazer avançar o movimento dos monges-cineastas da Dinamarca, possibilitando que o elenco coloque humanidade e humor no seu trabalho”. O prêmio do júri ecumênico, também anunciado sábado, foi para o filme Wit, de Mike Nichols, pelo tratamento pungente do tema da jornada de uma mulher rumo à morte.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;