Setecidades Titulo
S.Caetano terá novo ônibus até Capital
Adriana Ferraz
Do Diário do Grande ABC
01/04/2008 | 07:03
Compartilhar notícia


Até o final deste semestre, usuários do sistema de transporte público de São Caetano poderão utilizar uma nova linha seletiva com destino ao Terminal Parque Dom Pedro II, em São Paulo. O ponto inicial será a Praça Luiz Occhini, no bairro Mauá. O ônibus terá o conforto de um fretado e custará R$ 3,50.

 A linha foi aprovada pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) após um ano de negociações com uma comissão formada por passageiros após a implementação do Expresso Tiradentes, o Fura-Fila.

 Em março do ano passado, o governo do Estado alterou as linhas intermunicipais que saíam da região com destino ao Centro de São Paulo. Com a inauguração do Terminal Sacomã, ponto inicial do Expresso Tiradentes, os usuários passaram a ser obrigados a fazer baldeação no Sacomã para chegar ao Terminal Dom Pedro II.

 “O seletivo foi o máximo que conseguimos em meses de reivindicações e, ainda assim, por uma tarifa bem mais cara que a praticada nas linhas convencionais. Pagaremos R$ 0,90 a mais para termos o conforto de seguir para o Centro usando apenas um transporte. Esta mudança só atrapalhou a nossa vida. Se o terminal fosse bom, ninguém era obrigado a entrar, seria por livre e espontânea vontade”, diz a representante da comissão de usuários de São Caetano e Santo André, Eliane Garcia dos Santos.

 A linha ainda não tem data exata para começar a operar. De acordo com a EMTU, os estudos estão em fase final. Mas, segundo a Diretoria de Gestão de Transportes da Prefeitura de São Caetano, a SPTrans – empresa responsável pelo transporte público na Capital –, ainda precisa definir o itinerário a ser feito em São Paulo. Em São Caetano, todos os pontos já estão decididos.

 Defensor do restabelecimento de parte das linhas convencionais, o vereador Horácio Neto (Psol) considera a negociação uma vitória inicial. “Existe uma intransigência muito grande por parte do governo para o assunto, mas continuaremos batalhando por outros itinerários que contemplem o passageiro de São Caetano e da região. A situação segue difícil para os passageiros, que não querem fazer baldeação. Muitos dizem que gastam trinta minutos a mais na soma da viagem. É muito desconforto”, afirma.

 Para Neto, o sistema não tem racionalidade. “O Estado tomou uma medida sem precedentes contra o Grande ABC. Para quem mora aqui, o Terminal Sacomã é um verdadeiro inferno. O usuário foi desrespeitado em seu poder de escolha a partir de uma ação compulsória”, completa o parlamentar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;