Internacional Titulo
Iraque: Itália anuncia início da retirada das tropas
Da AFP
13/08/2005 | 09:51
Compartilhar notícia


O tenente-coronel Fabio Mattiassi, porta-voz do contingente italiano em Nassiriah, anunciou neste sábado o começo da retirada das tropas da Itália do território iraquiano. "Entre 120 e 130 homens do Batalhão San Marco regressaram à Itália e não serão substituídos", disse Mattiassi à rede de TV Sky 24.

O oficial italiano confirmou dessa forma, em parte, uma informação publicada neste sábado pelo jornal italiano La Stampa, que anunciava o retorno antecipado à Itália de 300 militares. O governo italiano enviou três mil militares ao Iraque, os quais foram mandados para o sul do país, numa área sob o comando britânico.

Durante a cúpula do G8 (bloco formado pelos sete países mais ricos do mundo e a Rússia), realizada em julho em Gleneagles, Escócia, o primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi insistiu na intenção de retirar 300 militares em setembro, tal como havia anunciado em março.

Em 12 de novembro de 2003, 17 militares italianos, dois civis morreram e outros 20 ficaram feridos num atentado reivindicado pela rede terrorista Al Qaeda, comandada por Osama bin Laden. Um militar italiano morreu recentemente e cerca de outros dez ficaram feridos em enfrentamentos com as milícias xiitas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;