Internacional Titulo
Robô realiza primeiro furo em rocha de Marte
Da AFP
08/02/2004 | 11:02
Compartilhar notícia


O robô americano Spirit realizou um pequeno furo circular em uma rocha na superfície de Marte pela primeira vez na história da exploração do planeta. A informação foi divulgada na noite de sábado pela NASA, a agência espacial norte-americana.

O orifício, de 2,65 mm de profundidade e 45,5 mm de diâmetro, foi considerado um grande progresso pelos cientistas que trabalham na missão de exploração de Marte.

"Não sabia que o buraco seria tão profundo. De fato, quando vimos virtualmente um círculo completo, fiquei mais emocionado de que nunca poderia ter sonhado", afirmou Steve Gorevan, principal cientista para as ferramentas de abrasão dos robôs gêmeos enviados à Marte.

O Spirit, que esteve paralisado durante vários dias por causa de uma falha de computação, está agora trabalhando sem problemas.

Depois de estudar a rocha, o Spirit se moverá 250 metros ao nordeste, em direção de uma cratera, informou a NASA.

Enquanto isso, o robô gêmeo do Spirit, o Opportunity, avança centímetro por centímetro em direção de um afloramento rochoso que interessa os geólogos.

Os dois robôs foram enviados numa missão de três meses para examinar o solo e as rochas marcianas, com o objetivo de determinar se o planeta vermelho já abrigou vida.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;