Internacional Titulo
Mundo continua alerta para problemas com o Bug
Por Do Diário do Grande ABC
02/01/2000 | 16:13
Compartilhar notícia


A maior festa jamais organizada para celebrar a chegada do Ano Novo terminou nas maiores capitais do mundo, mas as equipes de técnicos em informática permaneciam alertas neste domingo, diante do ainda possível "Bug 2000". Para os especialistas em informática, a segunda-feira será o verdadeiro "Dia D" para conferir se tudo funciona bem, já que o sistema financeiro será reaberto.

A quinta-feira também preocupa os técnicos. Nesse dia, os sistemas que nao conseguiram fazer a transiçao para 2000 basearao seus cálculos num erro: considerarao 6 de janeiro como o primeiro final de semana do ano, tal como ocorreu em 1900. Outra data problemática será 29 de fevereiro. Certos computadores poderao nao reconhecer 2000 como um ano bissexto, já que as mudanças de calendário só sao bissextos a cada 400 anos.

O diretor do Centro Internacional de cooperaçao para o ano 2000 (IY2KCC), Bruce McConnell, também se mostrou prudente. "Ainda estamos em alerta. Permanecemos vigilantes, já que numerosos sistemas de informática nao foram testados ainda em tempo real", declarou o diretor deste organismo que agrupa 170 países e coordena os esforços contra o "efeito 2000".

McConnell prevê que segunda-feira, terça e quarta-feira as redes informáticas das empresas cometerao erros. "Haverá dores de cabeça e desacertos. E será assim por pelo menos durante todo o mês de janeiro", declarou.

O conselheiro presidencial dos EUA, John Koskinen, encarregado do "Bug 2000", disse que "ainda é muito cedo para cantar vitória". Segundo ele, o alerta só será levantado mais tarde, quando sistemas financeiros tiverem voltado à rotina e as empresas fecharem suas primeiras faturas e folhas de pagamento.

A reabertura dos mercados na segunda-feira pela manha, na Asia, e o retorno ao trabalho serao vigiados de perto pelo resto do mundo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;