Internacional Titulo
Delegados denunciam fracasso da cúpula sobre a Fome da FAO
Das Agências
13/06/2002 | 09:51
Compartilhar notícia


A II Cúpula sobre a Fome no Mundo, que terminou nesta quinta-feira em Roma, foi um fracasso para muitos delegados que participaram do encontro. "Não encontramos uma solução para que se abram os mercados aos produtos dos países pobres", disse James Areno, delegado do Quênia.

"Muitas palavras e nenhuma solução", afirmou o representante do Camboja, Nody It. O presidente da Comissão Européia, Romano Prodi, que participou da cerimônia de abertura na segunda-feira, admitiu que é necessário "retomar o debate", para que os países ricos participem mais ativamente das cúpulas deste tipo.

"Todos os líderes da Europa e Estados Unidos, sem exceção, vieram a Roma há duas semanas pela Otan, mas não vieram pelas 800 milhões de pessoas que morrem de fome", comentou o presidente da África do Sul, Thabo Mbeki.

O ministro da Agricultura do Uruguai, Gonzalo González, foi menos crítico. Ele considera que conseguiu criar um bloco de países para denunciar a política de subsídios que os países ricos adotam, que afeta gravemente os países em desenvolvimento.

"Acreditamos que a opinião pública mundial vai se sensibilizar com o problema, já que os recursos fornecidos pelos Estados Unidos e União Européia a seus agricultores causam mais distorção no mercado, a cúpula foi útil", afirmou o ministro da Agricultura da Bolívia.

A reunião, da qual participaram representantes de 183 países, serviu para que a maioria dos latinos-americanos denunciasse o problema, que deve ser analisado na próxima reunião da Organização Mundial do Comércio (OMC).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;