Economia Titulo Índice
IPC mantém 0,49% na 2ª prévia de dezembro
19/12/2011 | 06:26
Compartilhar notícia


O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), apurado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), apresentou variação de 0,49% na segunda prévia de dezembro - foi o mesmo índice registrado na primeira quadrissemana. Houve desaceleração, contudo, sobre o segundo levantamento de novembro, quando o índice foi de 0,59%. O indicador, que mede a inflação da cidade de São Paulo, ficou dentro das estimativas dos analistas consultados pelo AE Projeções, que iam de 0,37% a 0,50%, com mediana projetada de 0,43%.

 

Os preços do grupo Habitação mostraram queda. Passaram de 0,26% na primeira prévia do mês para 0,19% neste segundo levantamento. Já no grupo Alimentação, os preços tiveram ligeira alta. Saíram de 0,55% para 0,59% no mesmo período de comparação.

 

O grupo Transportes também teve ligeira alta. Após registrar inflação de 0,21% na primeira semana de dezembro, subiu agora para 0,25% na segunda quadrissemana. No grupo Despesas Pessoais, os preços continuaram em níveis elevados. Porém, saíram de 1,26% na primeira leitura do mês para 1,22% nesta segunda prévia - na variação ponderada, foi novamente o item que mais contribuiu para a inflação.

 

Já o grupo Saúde apresentou estabilidade: saiu de 0,42% no primeiro levantamento de dezembro para 0,43% nesta pesquisa. Em Vestuário, a inflação apresentou aceleração. De 1,19% na primeira quadrissemana, avançou para 1,34% na segunda prévia de dezembro.

 

Finalmente, em Educação, os preços seguiram estáveis - foi novamente o item que, na variação ponderada, menos contribuiu para o IPC. O índice teve inflação de 0,03% na primeira leitura de dezembro, número que se repetiu neste segundo levantamento da Fipe.

 

 

Veja como ficaram os grupos que compõem o IPC na segunda prévia de dezembro:

 

Habitação: 0,19%

 

Alimentação: 0,59%

 

Transportes: 0,25%

 

Despesas Pessoais: 1,22%

 

Saúde: 0,43%

 

Vestuário: 1,34%

 

Educação: 0,03%

 

Índice Geral: 0,49%




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;