Automóveis Titulo
Led 'turbina' design automotivo
Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
16/07/2008 | 07:06
Compartilhar notícia


O processo de criação de um carro que tenha sucesso de crítica e vendas, seja ele um esportivo de alto rendimento, um sedã luxuoso, ou mesmo um simples popular, não se limita apenas à imaginação dos principais projetistas do mundo. A tecnologia desenvolvida pelas montadoras e empresas de autopeças é fundamental para que toda a inspiração descrita no papel em forma de ‘obra de arte' se transforme em realidade.

Uma dessas tecnologias que já conquistou seu espaço é o chamado led, pequeno dispositivo que transforma eletricidade em luminosidade e que chega para aposentar as tradicionais lâmpadas incandescentes. Os leds estão em diversas partes dos veículos, como painéis, controles de ar-condicionado e vidros elétricos, e até mesmo em CD Players. No entanto, são mais visíveis e comuns nas lanternas.

Ao parar em um semáforo, por exemplo, você já pode ter reparado em automóveis que têm alguns pequenos pontos luminosos na luz de freio. Cada um desses pontinhos é um led.

Segundo o engenheiro Guilherme Sartori, gerente de vendas da Osram, os leds possuem uma série de vantagens em comparação às lâmpadas comuns, entre elas a não emissão de radiação infravermelha e ultravioleta, maior vida útil, menor consumo de energia e baixo índice de problemas.

"Qualitativamente são muito superiores. Podemos dizer que o maior problema que ocorre é em falhas nos projetos. Como os leds necessitam de um circuito eletrônico para operar, muitas vezes este circuito é mal dimensionado ou mesmo elaborado com materiais de qualidade duvidosa em busca de um custo baixo", revela o especialista.

Porém, a grande vantagem está na praticidade. Isso mesmo! Ao contrário das lâmpadas tradicionais, o led, devido ao seu tamanho reduzido, possibilita o desenvolvimento e a criação de lanternas menores, mais arrojadas, definindo novos conceitos.

"Os leds permitem uma gama de estilo muito maior, oferecendo ao construtor um leque amplo de opções em termos de design", revela Carlos Takata, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Valeo Iluminação.

DESVANTAGEM
Apesar do seu crescimento e da tendência de equipar todos os carros fabricados principalmente na Europa e Japão, a tecnologia dos leds se torna relativamente cara dependendo da ousadia do projeto.

FUTURO
Apesar de os leds serem relativamente novos no segmento automotivo, a busca por alternativas não pára. Por isso, engenheiros já trabalham duro no desenvolvimento de novos e mais eficientes componentes para iluminação.

"A Valeo tem desenvolvido tecnologias que imitam os leds utilizando lâmpadas comuns. De fato, esta tecnologia permite criar formas e estilos tanto quanto os ‘leds'", revela Takata.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;