D+ Titulo
Um doce de macarrão
Raquel de Medeiros
Do Diário do Grande ABC
19/10/2008 | 07:03
Compartilhar notícia
Ari Paleta/DGABC


 

Em vez de preparar o tradicional macarrão no domingo, adiante seu calendário. Exclusivamente nesta semana, o dia certo para fazer uma boa massa é o sábado, 25 de outubro, que é o Dia Mundial do Macarrão.

E por que não inovar? A consultora gastronômica, Ana Maria Ruiz Tomazoni, de São Bernardo, testou e aprovou algumas receitas inusitadas de macarrão doce. A especialista afirma que vale a pena: "Os doces ficam uma delícia, ninguém acredita que são feitos de macarrão".

A massa há muito tempo faz parte da mesa dos brasileiros. "O País é o terceiro maior consumidor de macarrão do mundo. Só perde para a Itália e para os Estados Unidos", afirma Claudio Zanão, diretor-presidente da Abima (Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias).

Versátil, prático e também econômico, está presente nos mais diversos cardápios, dos mais simples aos mais sofisticados. "Existem mais de 30 tipos de macarrão. Há os próprios para sopa, como o conchinha, o ave-maria, o de letrinhas e o pai-nosso. Os curtos, muito usados com molhos cremosos e à base de vegetais, tomates e verduras, como o penne, o fusilli, o gravatinha, conchiglia e ainda os longos, bom para molhos mais líquidos, como o espaguete, o linguine, o talharim, entre outros", explica a consultora gastronômica.

É bom lembrar que a massa, ao contrário do que muitos pensam, é pobre em gorduras. "O macarrão de sêmola tem apenas 110 calorias e o de ovos tem 120", conta a especialista. Portanto, até mesmo quem está controlando as calorias das refeições pode inseri-lo na dieta. "O importante é combinar com molhos com pouca gordura. Se for usar leite, melhor optar pelo desnatado, assim como se for acrescentar queijo, vale escolher o branco ou mesmo a ricota."

Como regra geral, a orientação de preparo é de 80 g a 100 g de macarrão por pessoa. Além disso, é importante para o cozimento da massa usar água abundante: cerca de um litro para cada 100 g. Nas receitas doces, nem sempre o macarrão é cozido, às vezes, é simplesmente frito com um pouco de manteiga.

Mas atenção: a versão doce é uma combinação mais calórica do que a salgada, já que sempre é servida combinada com alimentos mais açucarados, como chocolate, doce de leite, sorvete e chantilly.

Receitas

Bombom Cabelo-de-anjo (Ana Maria Ruiz Tomazoni)
Rendimento: 35 bombons
Grau dificuldade: Médio
Tempo de preparo: 40 minutos (sem tempo de espera)
Freezer: Não
Microondas: Sim
Ingredientes: 500 g de chocolate ao leite ou branco; 1 lata de creme de leite com soro; 2 colheres (sopa) de conhaque; 2 xícaras (chá) de macarrão cabelo-de-anjo; 2 colheres (sopa) de manteiga; raspas de 1 laranja e 500 g de chocolate meio amargo para cobrir os bombons.
Modo de Preparo: Aqueça a manteiga com raspas de laranja para aromatizar e junte o macarrão quebrado em pedacinhos. Deixe fritar, mexendo, até que cabelo-de-anjo fique dourado. Reserve. Derreta o chocolate ao leite em banho-maria ou microondas por 4 minutos em potência média. Mexa bem até ficar cremoso. Junte o creme de leite, o conhaque e mexa ate obter um creme brilhante. Adicione o macarrão, misture bem e cubra com filme PVC. Leve à geladeira por 4 horas. Faça os bombons em forma de bolinha e achate a parte de baixo. Derreta o chocolate meio amargo, resfrie no mármore até 29ºC e então banhe os bombons. Decore com pedacinhos de macarrão na parte superior. Leve à geladeira.

Torta Crocante
(Ana Maria Ruiz Tomazoni)
Rendimento: 8 porções
Grau dificuldade: médio
Freezer: Sim
Microondas: Sim
Tempo de preparo: 60 minutos
Ingredientes: 100 g de margarina; 1/2 xícara (chá) ou manteiga; 1/2 pacote de macarrão aletria; 3 xícaras (chá) de ricota amassada; 1/2 xícara (chá) de açúcar; 1 xícara (chá) de nozes picadas; 5 colheres (sopa) de uvas-passas; 7 colheres (sopa) de leite. Calda - 1 xícara (chá) de açúcar; 1/2 xícara (chá) de água; 2 colheres (sopa) de água de laranjeira.
Modo de Preparo: Aqueça a margarina, junte o macarrão triturado e frite-o até ficar dourado. Em um recipiente coloque a ricota amassada, o leite, o açúcar, a metade das nozes e as uvas. Reserve. Em fôrma de fundo removível (20cm) distribua pelo fundo a metade do macarrão. Coloque o creme de ricota e cubra com o restante do macarrão. Para finalizar, jogue as nozes trituradas. Leve ao forno médio por 30 minutos. Ainda quente cubra com a calda. Calda - Leve ao fogo a água e o açúcar até formar uma calda, desligue e despeje na torta quente.

Barrinhas de Macarrão, Chocolate e Doce de Leite
(Ana Maria Ruiz Tomazoni)
Rendimento: 45 porções
Grau de dificuldade: Médio
Tempo de preparo: 30 minutos
Microondas: Sim
Freezer: Não
Ingredientes: 400 g de chocolate branco picado; 150 g de doce de leite pastoso; 5 colheres (sopa) de leite (quente); 1 e 1/2 xícara (chá) de macarrão cabelo-de-anjo ou aletria; 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina. Para decorar - 300 g de chocolate meio amargo derretido (frio) e 100 g de chocolate branco derretido (frio).
Modo de Preparo: Quebre o macarrão cabelo-de-anjo (bem miúdo). Em uma frigideira coloque a manteiga e frite o macarrão até dourar. Reserve. Derreta o chocolate branco, em banho-maria ou microondas, na potência média por 4 minutos. Mexa na metade do tempo, até torná-lo bem liso. Junte o leite quente, o doce de leite e misture bem. Acrescente o macarrão frito. Despeje em uma assadeira (20 cm X 30 cm), forrada com papel-manteiga, e alise com uma espátula. Leve à geladeira para adquirir consistência. Com uma espátula espalhe uma camada de chocolate meio amargo, derretido e frio por cima.Deixe no refrigerador para secar por cerca de 3 minutos. Desenforme, retire o papel e espalhe outra camada de chocolate. Decore com o chocolate branco derretido e frio. Leve à geladeira para secar. Com uma faca aquecida, corte em quadrados.

Pudim de Macarrão, Doce e Frutas
(Ana Maria Ruiz Tomazoni)
Rendimento: 8 porções
Grau de dificuldade: Médio
Tempo de preparo: 60 minutos
Microondas: Sim
Freezer: Sim
Ingredientes: 3 pacotes de 80 g de macarrão instantâneo; 4 ovos inteiros (grandes); suco de um limão grande; suco de uma laranja grande; 1 xícara (chá) de farinha de trigo; 1 xícara (chá) de açúcar; 1 colher (chá) de canela em pó; 1 colher (chá) de baunilha em pó; 1 xícara (chá) de ameixas pretas; 1 xícara (chá) de damascos turcos amolecidos em água morna e picados; 1 xícara (chá) de uvas-passas secas; 1 colher (sopa) de fermento em pó e margarina para untar.
Modo de Preparo: Numa panela cozinhe o macarrão instantâneo por 3 minutos, com 1 colher (café) de sal e 1/2 xícara (chá) de açúcar. Coloque-o num escorredor e jogue água fria para interromper o cozimento. Num recipiente grande, junte a massa com os demais ingredientes: os ovos inteiros (batidos ligeiramente), os sucos das frutas, as especiarias: a canela, a baunilha, as frutas secas e o fermento. Misture bem. Coloque tudo numa fôrma untada com margarina e asse em forno preaquecido a 200ºC por cerca de 50 minutos, até que fique dourado. Para servir, acompanhe com calda cítrica e chantilly ou sorvete.

Musse de Fruta com Parafuso
(Ana Maria Ruiz Tomazoni)
Rendimento: 10 a 12 porções
Grau de Dificuldade: Fácil
Tempo Preparo: 60 minutos
Freezer: Sim
Microondas: Sim
Ingredientes: Musse - 1 lata de leite condensado; 2 latas medida de leite; 3 colheres (sopa) de amido de milho; 5 gemas peneiradas; 300 g de polpa de fruta congelada ou outra fruta natural batida; 5 claras em neve; 5 colheres (sopa) de açúcar; 1 lata de creme de leite sem o soro e 1 envelope de gelatina incolor dissolvido em 1/2 xícara (chá) de água. Cobertura - 1 e 1/2 xícara de (chá) de leite ou água; 200 g de polpa de fruta ou 1 xícara (chá) de fruta fresca; 1 colher (café) de amido de milho e açúcar a gosto. Macarrão - 200 g de macarrão parafuso; 1 pau de canela; 2 litros de água; 1/2 xícara (chá) de açúcar; 300 g de chocolate branco; 100 g de chocolate meio amargo.
Modo de Preparo: Musse - Faça um creme com o leite condensado, as gemas, o leite, a polpa da fruta, o amido de milho e mexa até ficar cremoso. Retire do fogo e deixe esfriar. Coloque a gelatina incolor. Bata as claras em neve e acrescente o açúcar. Desligue a batedeira, acrescente o creme de leite e o creme frio. Coloque na fôrma. Sirva com a calda da fruta e com parafusos de chocolate. Calda - Se tiver fruta natural, bata-a no liqüidificador e misture os demais ingredientes. Leve ao fogo até o ponto de fervura. Parafusos - Em uma panela grande coloque a água e a canela. Deixe ferver e junte o açúcar. Coloque o macarrão para cozinhar por 5 minutos, que deve ficar bem firme. Escorra e seque os parafusos. Banhe em chocolate branco ou preto temperado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;