Cultura & Lazer Titulo
Região discute incentivo à leitura
Por Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
27/07/2010 | 09:38
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Qualquer interessado em reverter a atenção ainda incipiente que o brasileiro dedica à leitura tem compromisso certo para quinta-feira (29). A Prefeitura de São Caetano realiza, a partir das 19h na Estação Jovem (Terminal Nicolau Delic - Rua Serafim Constantino), a primeira audiência pública para elaboração do projeto de lei do PMLL (Plano Municipal do Livro e Leitura). A convocação vale para moradores de todo o Grande ABC, já que a ideia é aplicar as ações desse que é o primeiro plano da região às demais cidades.

O projeto é guiado pelo PNLL (Plano Nacional do Livro e Leitura), parceria dos ministérios da Cultura e Educação. As principais metas são democratizar o acesso à leitura, formar mediadores e apoiar a chamada "cadeia produtiva do livro".

O assunto vem sendo discutidas regionalmente desde o início do mês pelo Grupo Temático de Políticas de Leitura do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. "Entendemos que cada município tenha sua especifidade, mas a intenção é que as ações sejam em parceria e aconteçam em toda a região", explica a coordenadora Daniela Fraga.

Estudos recentes mostram que ações de peso são necessárias há muito tempo. A última pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro, mostra que no Sudeste a média de leitura anual é de 4,9 livros, a segunda melhor do País, atrás da região Sul, com média 5,5.

No Grande ABC, esforços para aumentar esses números já vêm acontecendo. Em São Caetano, é realizado o Recanto da Leitura, no Espaço Verde Chico Mendes. Em junho, foi divulgado projeto de minibibliotecas em fábricas de Diadema. "O plano regional deve garantir que os cidadãos daqui tenham acesso à leitura durante dez anos", afirma Daniela, também funcionária da Secretaria de Cultura de São Caetano.

A participação da sociedade civil é importantíssima nesta etapa - a próxima audiência será no dia 4, no mesmo local e horário. "As pessoas podem expor suas ideias e, se a maioria concordar, entra no projeto. Só depende das audiências pública para enviarmos para a Câmara Municipal", diz Daniela. A previsão é que o PMLL de São Caetano seja aprovado até o fim do ano.

No dia 12, São Caetano participará da Bienal do Livro, no estande do Ministério da Cultura. "Além da experiência da criação do projeto de lei, vamos falar das dificuldades de se implantar a leitura, que se dividem entre a falta de acesso e a modernidade, que oferece uma série de escolhas além da leitura", adianta Daniela.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;