Internacional Titulo
Cinco milhoes de adolescentes abortam por ano no mundo
Por Do Diário do Grande ABC
14/06/2000 | 11:01
Compartilhar notícia


Cerca de cinco milhoes de adolescentes abortam por ano no mundo, calcula o Fundo de Populaçao das Naçoes Unidas (FNUAP), indicando que a gravidez precoce e o risco de infecçao pela Aids sao os dois principais problemas da sexualidade das adolescentes.

``Sao problemas que estao totalmente relacionados, que resultam dos comportamentos sexuais, da falta de educaçao e da atitude dos homens em relaçao às mulheres', declarou Nafis Sadik, diretora executiva do FNUAP, ao participar nesta terça-feira em uma mesa redonda organizada em Genebra.

Sadik recordou que o índice de mortandade entre as adolescentes grávidas, entre 15 e 19 anos, é 33% mais alta do que entre as mulheres no geral. Segundo o FNUAP, 40% dos abortos de adolescentes sao praticados em condiçoes pouco seguras.

A dra. Jacqueline Sharpe, presidente do Instituto de Planejamento Familiar de Trinidad e Tobago, enfatizou que os graves transtornos que geralmente acarretam uma gravidez precoce no desenvolvimento dos adolescentes e no de seus filhos.

Por sua parte, o dr. Safa'a El Baz, que dirige um programa de saúde destinado a adolescentes no Egito, indicou que 10% das mulheres de seu país sao maes antes dos vinte anos, e que, além disso, têm muito pouca participaçao na decisao de ter ou nao filhos.

A metade dos casos de Aids declarados ou de soropositividade no mundo dizem respeito a pessoas entre 10 e 25 anos, precisou Peter Piot, diretor executivo da Onuaids, acrescentando que nesse segmento de idade as mulheres sao particularmente vulneráveis.

Segundo Piot, em certas regioes da Africa do Leste e Central, 20% das jovens entre 15 e 19 anos sao soropositivas. ``Geralmente, as adolescentes sao obrigadas a ter relaçoes sexuais sem proteçao com homens mais velhos', explicou.

Piot insistiu na necessidade dos programas de informaçao sobre a sexualidade e sobre a Aids destinados aos adolescentes. ``Negar esse direito à informaçao é inaceitável hoje em dia. Devemos fazer grandes investimentos em educaçao, em particular na educaçao das jovens, mas também na dos homens para que modifiquem seu comportamento sexual', opinou.

Piot enfatizou que esses programas demostraram que têm efeito positivo no comportamento dos jovens.

Vários participantes de países do Caribe, de Egito, de Camboja e Botsuana, um dos mais afetados pela epidemia da Aids, prestaram homenagem aos programas educativos do FNUAP em seus respectivos países.

``Todos os nossos programas foram afetados pela importante reduçao de nossos recursos, de 10%, o que representa para nós um motivo real de preocupaçao', declarou a dra. Sadik, evocando casos como o da India, onde sua organizaçao trabalha somente em dois estados, Nigéria, Gana, Tanzânia, Brasil ou México.

``Há alguns anos, na Africa, os países nao podiam absorver os fundos que lhes destinávamos. Hoje ocorre o contrário. Organizamos programas de formaçao, de construçao de clínicas, etc. e nos faltam fundos. O que é triste', concluiu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;