Setecidades Titulo Educação
Prova é cancelada
por suspeita de fraude

Faculdade de Medicina do ABC decide realizar novo exame
após as reclamações de candidatos que foram prejudicados

Angela Martins
Do Diário do Grande ABC
16/12/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


A Faculdade de Medicina do ABC cancelou o concurso de residência para especialidade de Clínica Médica. Duzentos e cinquenta candidatos foram prejudicados. A medida foi tomada por suspeita de fraude. Médicos que fizeram a prova disseram que colegas de sala utilizaram celulares e livros durante o exame, o que era proibido pelo edital. Fiscais teriam ignorado as reclamações de irregularidades.

"O espaço reservado para a prova foi um anfiteatro cujas carteiras ficavam coladas umas às outras. Isso facilitava muito a cola. Muitos candidatos estavam com celulares ligados, livros abertos e alguns usavam até camisetas com o logo da FMABC, o que sugere direcionamento de vagas", diz o médico Pablo Henrique Brasil, 24 anos, que veio de Rondônia para prestar o exame.

Procurados, os fiscais teriam dito que cada candidato deveria proteger sua prova. Uma médica que não quis se identificar afirma que viu pessoas usando o celular e tirando fotos das provas. "Também há boatos de que alunos da FMABC tiveram acesso ao conteúdo do exame dias antes do concurso", completa. Após protestos e recusa de parte dos presentes em fazer a prova, o exame foi cancelado pela direção da FMABC, que rechaça qualquer possibilidade de fraude.

Segundo nota da instituição, "apenas os alunos dessa sala não concordaram com o espaço destinado à realização de prova. Não foi feita nenhuma outra reclamação do gênero pelas outras turmas que participaram do exame e que concluíram o processo normalmente". A organização informa que a sala reclamante contava com cerca de 300 lugares e foram acomodados 250 candidatos. Oito professores acompanhavam a prova para garantir lisura ao processo.

Uma nova prova será agendada entre o fim de janeiro e o início de fevereiro. A data não coincidirá com outros processos de residência médica em realização no País. "Não quero mais participar desse concurso. Vou pedir ressarcimento da inscrição, passagem aérea e alimentação", avisa Brasil.

A FMABC ressalta que todos que se sentiram prejudicados podem procurar a Comissão de Residência Médica da Faculdade de Medicina do ABC. Quem não tiver disponibilidade ou interesse em participar do novo processo será ressarcido integralmente do valor da inscrição. No concurso, 1.500 pessoas se inscreveram para disputar 140 vagas. Na Clínica Médica eram 335 inscritos para 22 vagas.

Qualquer outra dúvida ou insatisfação deve ser levada diretamente à Coreme, que avaliará os casos individualmente. A faculdade avisa que, em casos de fraude, como qualquer tipo de comunicação durante as provas, o candidato é automaticamente eliminado, o que não ocorreu. De acordo com a Seccional de Santo André, nos 1º e 4º distritos policiais, que atendem a área onde está localizada a instituição, não foram registradas ocorrências sobre fraudes.

Procurados pela equipe do Diário, os responsáveis pela Comissão de Residência Médica, orgão responsável pela fiscalização de concursos, sediada em Brasília, não foram localizados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;