Internacional Titulo
Partido Socialista vence as eleiçoes em Portugal
Do Diário do Grande ABC
11/10/1999 | 11:29
Compartilhar notícia


O Partido Socialista, do atual primeiro-ministro Antonio Guterres, terá uma árdua luta pela frente para aprovar projetos de lei no Parlamento, por nao ter conseguido maioria absoluta nas eleiçoes gerais em Portugal, enquanto que o apoio aos comunistas cresceu.

Os socialistas de centro-esquerda, um movimento defensor do livre mercado e da uniao com o restante da Europa, ganharam 111 das 230 cadeiras da Assembléia da República nas eleiçoes realizadas domingo.

Acredita-se que este número subirá para 113 cadeiras, três a menos do que os necessários para a maioria , depois de terminada a contagem dos votos dos emigrantes e de as eleiçoes serem repetidas nos distritos que boicotaram o pleito.

A Coalizao Democrata Unitária (CDU), formada pelo Partido Comunista e Partido Verde, obteve 17 cadeiras, duas a mais do que nas eleiçoes anteriores de 1995, enquanto que o Bloco Esquerdista dos comunistas de linha dura conquistou duas, garantindo sua primeira representaçao no Parlamento.

Estes partidos têm profundas reservas sobre a Uniao Européia e propoem mais investimentos estatais em questoes sociais.

Já o Partido Social Democrata, de centro-direita, e o Partido Popular, conservador, tiveram seu apoio reduzido em 2,5 por cento.

Juntos, conquistaram 93 cadeiras, que podem chegar a 98 quando terminar a apuraçao.

O mandato de quatro anos do governo de minoria "será muito mais difícil" que o primeiro, declara o jornal Público em um editorial, no qual afirma que os socialistas mais militantes terao maior influência sobre a liderança do partido.

Existe "uma forte possibilidade de eleiçoes antecipadas", declarou o Diário de Notícias, acrescentando que os comunistas exigirao um preço alto para apoiar as propostas do governo no parlamento.

Durante os últimos quatro anos, o processo legislativo se viu facilitado pela oposiçao dos social-democratas por incorporar o país à moeda comum européia.

Por esse motivo, abstiveram-se de votar sobre o orçamento, permitindo, assim, sua aprovaçao.

Além disso, os comunistas freqüentemente deixaram de votar sobre propostas do governo, permitindo também que fossem aprovadas, apesar da oposiçao dos partidos de tendência direitista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;