Cultura & Lazer Titulo Em Santo André
Artistas do improviso
Luciane Mediato
Especial para o Diário
16/12/2011 | 07:01
Compartilhar notícia
Divulgação


Ilustração, caricatura e quadrinhos são formas de arte que acompanham a evolução dos seres humanos. Essa arte de colorir ideias e transformar em realidade os pensamentos é uma das melhores formas de diversão.

Pensando justamente nisso, o caricaturista Fernandes e o quadrinista Gilmar, do Diário, junto com o cartunista Custódio, realizam hoje, às 12h, na Concha Acústica (Praça do Carmo), em Santo André, o projeto 'Pintando o 5'.

A ideia é unir os três desenhistas experientes, imensa tela em branco e vários materiais de desenho ao som de DJ. "Além de entreter, queremos mostrar que longe das galerias e museus existe arte", explica Fernandes.

A novidade dessa ação artística é o improviso e a interação com o público. A plateia irá sugerir temas de desenhos que serão sorteados para que os artistas desenhem. "Vai ser um desafio ter inspiração para todos os assuntos que surgirem. O resultado será a parte mais interessante, já que um desenhista vai poder interferir na arte do outro", diz o caricaturista.

Os artistas também provam que telas, canetas e pincéis devem estar ao alcance de qualquer um. "Esses materiais não precisam ser usados apenas em paredes particulares ou em espaços fechados. Existem muitas possibilidades de fazer arte.

O projeto 'Pintando o 5' é patrocinado pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo. Foi inspirado em eventos do gênero que acontecem nos Estados Unidos, geralmente em casas noturnas e lugares fechados. No formato norte-americano os melhores desenhos ganham prêmios em dinheiro.

Para que a ideia acontecesse em São Paulo, houve uma adaptação. O projeto ocorre em lugares públicos e abertos, o que possibilita a participação da plateia, que também terá chance de desenhar no segundo momento do desafio através de inscrição na hora. Vale lembrar que ninguém recebe premiação: profissionais e público participam pelo prazer de ver a arte se manifestar ao vivo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;