D+ Titulo
Cuidado com os olhos
Por Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
21/12/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Sol, mar e piscina. Mesmo que a combinação seja prazerosa, principalmente nos dias quentes, não se pode deixar de lado os cuidados com a saúde, inclusive dos olhos. Irritados, por conta do sal e cloro, eles podem ser uma das principais vítimas do verão.

O oftalmologista do Hospital Samaritano de São Paulo Ricardo Eliezer, alerta que, se os banhistas não tomarem cuidado, doenças como a conjuntivite podem ocorrer. Isso porque o cloro da piscina, por exemplo, é um dos fatores que ocasionam a patologia.

"O ideal é evitar a exposição prolongada ao sol e não coçar demais os olhos, o que pode causar irritações", recomenda o especialista.

Outro problema apontado pelo oftalmologista é a composição da água do mar. A falta de saneamento básico e os coliformes fecais podem diminuir as funções e a fisiologia das lágrimas. Além disso, o sal desidrata a superfície do olho, o que provoca a irritação. "Utilizar lágrimas artificiais quatro vezes por dia é uma boa solução para evitar o olho seco", acrescenta.

E, para aqueles que usam lentes de contato também é recomendado apostar em colírios umidificantes, para evitar o ressecamento.

Cuidados - Além de manter o olho hidratado, fazer compressas com água gelada é uma forma eficaz de evitar a irritação dos olhos, principalmente nos dias quentes.

Oftalmologistas também recomendam usar óculos escuros com lentes adequadas, evitar exposição ao sol no período das 10h às 15h, lavar as mãos antes de levá-las aos olhos e, de preferência, evitar as praias impróprias para o banho que, além de prejudicar os olhos, podem trazer outras patologias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;