Política Titulo Diadema
Câmara quer comissão para apurar acusação na Saúde

Zé Augusto denunciou esquema entre médicos de Diadema

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
30/04/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


A Câmara de Diadema estuda a criação de comissão de vereadores para apurar as denúncias feitas pelo secretário de Saúde, José Augusto da Silva Ramos (PSDB), de suposto esquema de marcação de pontos de médicos na rede pública. As acusações foram feitas na quinta-feira, durante sabatina do tucano com os parlamentares.

O presidente da Casa, Manoel Eduardo Marinho, o Maninho (PT), afirmou que vai reunir as lideranças de bancada para discutir o assunto. O objetivo, segundo o petista, é avaliar a veracidade das informações trazidas pelo secretário e também cobrar políticas adotadas por Zé Augusto, como o fechamento de UBSs (Unidades Básicas de Saúde) à noite e nos fins de semana.

Na semana passada, Zé Augusto denunciou que médicos não cumpriam integralmente as 12 horas da jornada, mas apresentavam pontos completos de frequência. Além disso, ele afirmou que profissionais burlavam a marcação dos horários, registrando o serviço para médicos que não atuavam na rede pública em determinados dias. Mais de 40 funcionários foram exonerados.

Durante a reunião com os vereadores, Zé Augusto descartou abertura de sindicância para investigar o eventual esquema e desafiou os parlamentares a abrirem uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para deflagrar as supostas irregularidades. Ninguém tocou no assunto na sessão, horas depois.

Maninho descartou, a princípio, a instauração de uma CEI (Comissão Especial de Inquérito), justificando o alto custo para execução dos trabalhos. "Muitas vezes se convoca diversas pessoas, tem apelo midiático e não se tem um resultado prático."

O mandatário do Legislativo alegou que a designação do grupo servirá para aferir a veracidade das acusações de Zé Augusto. "Não podemos entrar em denuncismo. Nesse setor sempre tem muita falácia, por isso precisamos olhar com calma."

Outro assunto que será colocado na pauta da futura comissão de vereadores é a paralisação de obras de equipamentos da Saúde. Um exemplo é a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 horas do bairro Piraporinha, cujo terreno serve de depósito irregular de entulho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;