D+ Titulo Saúde
Não existe dieta milagrosa

Alguns métodos para emagrecer podem comprometer a saúde e gerar consequências graves

Bruna de Grande
Especial para o Diário
19/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


As propagandas de dietas estão por todo lado e contam com dicas de celebridades. Para se adequar ao rígido padrão de beleza da sociedade, há jovens que ouvem essas orientações e fazem variados regimes. No entanto, a dieta só faz bem à saúde se realizada do modo correto e com orientação de um profissional. Caso contrário, pode gerar graves complicações. 

Foi o que descobriu Lucas Renaldim, 15 anos, do Colégio Singular, de Santo André. Incomodado com o sobrepeso, o estudante tomou medidas radicais e emagreceu 25 kg em um ano. “Sempre achei que ninguém quer nada com gordo, então parei de comer e passei a correr 5 km por dia”, lembra Lucas, que não teve acompanhamento médico. “Fui parar várias vezes no hospital.” 

Segundo Andrea Bonvini, nutricionista da Faculdade de Medicina do ABC, as dietas que prometem ser milagrosas são perigosas e prejudicam o desenvolvimento do jovem. “A falta de nutrientes no organismo é grave e tem grande chance de afetar o crescimento.” O problema é que, muitas vezes, o adolescente se preocupa mais com a beleza do que com a saúde. 

Para seguir a moda atual, Nicole de Mendonça Salim, 15, fez a dieta da proteína. “Cortei o carboidrato e eliminei cerca de 6 kg em três meses.” Já Laura Apolonio Bertoni, 15, queria se esforçar para manter os 57 kg. “Sempre fiz muito esporte, não fico um dia sem. Mas, às vezes, não escuto quando minha mãe quando me diz para comer de tudo um pouco. De vez em quando, corto o carboidrato.”

 Porém, não pode ter restrição alimentar na adolescência. A dieta que exclui o carboidrato ou qualquer nutriente necessário para o organismo pode afetar o desenvolvimento. “Pratos coloridos e com diversidade de ingredientes são boas opções, assim como alimentar-se de cinco a seis vezes ao dia, sempre aos poucos”, afirma a especialista.

Se estiver se sentindo mal com o próprio peso, vale procurar orientação do médico para descobrir a melhor dieta para seu organismo. “Ele mostra que os três pilares para um bom progresso são os tratamentos: nutricional, médico e terapêutico”, afirma Andrea. 

O exercício físico também é ótimo aliado, como descobriu Gustavo Giannini Mendonça, 17. Ao atingir 100 kg, o estudante apostou em natação, corrida e alimentação saudável até chegar aos 85 kg. “A sociedade é cruel com quem foge às regras estabelecidas. Antes, eu tinha vergonha de tirar a camisa. É preciso se sentir bem com o próprio corpo e não se privar das coisas. Tudo melhorou quando emagreci, inclusive os relacionamentos.” 

Regime exagerado causa doenças
A obsessão pela magreza pode causar graves distúrbios alimentares capazes de levar à morte, como anorexia e bulimia. Entenda melhor o que são esses problemas:
ANOREXIA – É um transtorno alimentar no qual a pessoa tem medo engordar mesmo quando está abaixo do peso ideal. Os anoréxicos têm grandes chances de morrer por desnutrição já que, na maioria dos casos, não se alimentam. Entre os principais sintomas, estão queda de cabelo, perda de tecidos ósseos, irregularidades cardíacas e. em casos com mulheres, interrupção do ciclo menstrual e infertilidade. O tratamento deve ser feito com auxilio do psicólogo e do psiquiatra. 
BULIMIA – Com o medo de ganhar peso, o indivíduo ingere grande quantidade de alimentos e, em seguida, força o vômito ou toma laxantes para eliminar o que comeu. A falta de nutrientes pode causar osteoporose e problemas no coração, além de dores abdominais, descontrole intestinal e inflamação anal. O tratamento também deve ser feito com psicológo e psiquiatra. A presença e apoio da família também são fundamentais para a melhora.

Dietas perigosas
Conheça algumas dietas praticadas pelos jovens e saiba porque vale a pena ficar longe delas.

DIETA DA BOLA DE ALGODÃO – Propõe o consumo de algodão com suco de frutas para que ele ocupe espaço no estômago, dando impressão de saciedade. A prática é perigosa, pois é um elemento estranho para o organismo e contém substancias químicas prejudiciais.

DIETA DA SOPA – O alimento é muito bem vindo, mas o consumo exagerado não funciona. Neste caso, faltarão vitaminas no organismo, o que pode causar problemas de saúde.

DIETA DA PROTEÍNA – A pessoa come apenas proteínas (carnes). A prática afeta o coração e causa problemas cardiovasculares, além de irritabilidade e dores de cabeça.

DIETA DO CIGARRO E CAFÉ – Como são inibidores de apetite, algumas pessoas utilizam o método para ‘ficar em forma’. O cigarrro afeta o paladar. Por isso, a maioria dos fumantes não sente o sabor das alimentos e, inconscientemente, não tem vontade de comer. Este hábito faz mal à saúde, já que o fumo é perigoso e pode causar diversas doenças, principalmente respiratórias. Também não é aconselhado ingerir café em grandes quantidades. 

SIBUTRAMINA – O medicamento tarja preta redutor de apetite é usado para emagrecer. No entanto, a utilização sem orientação médica é ilegal e perigosa. A substância afeta o sistema nervoso e o uso sem acompanhamento de um especialista pode causar efeitos colaterais, como como agressividade e mau humor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;