Setecidades Titulo Transporte
Suzantur assume mais três linhas em Mauá

Empresa passa a operar 35 dos 49 itinerários da cidade; meta é ampliar gradativamente

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
04/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


A partir de hoje, a Suzantur assume mais três linhas municipais de Mauá. São elas: 43 (Guapituba), 71 (Paranavaí) e 133 (Esperança). Com isso, a concessionária passa a operar 35 das 49 linhas que circulam pelo município atualmente.

A empresa venceu processo licitatório para operar o sistema de transporte municipal pelos próximos dez anos. O contrato, assinado no dia 15 de agosto, estabelece prazo de até 120 dias para que a Suzantur opere a totalidade das linhas.

A Viação Cidade de Mauá segue responsável pela operação das outras 14 linhas. A empresa foi descredenciada pela Prefeitura por suspeita de fraude na bilhetagem eletrônica, junto da Viação Leblon, em outubro de 2013. No entanto, conquistou liminar na Justiça para continuar operando algumas linhas.

“Optamos por assumir as linhas de forma gradativa porque também estamos absorvendo os empregados”, destaca o diretor-presidente da Suzantur, Claudinei Brogliato.

As três linhas que serão assumidas pela Suzantur são operadas por 12 ônibus e receberão alguns dos 48 ônibus zero-quilômetro entregues pela empresa no domingo. A ação integra compromisso firmado de ampliar a frota municipal de 210 para 248 veículos zero-quilômetro com acessibilidade, além de instalar 300 abrigos de ônibus até o fim do ano. Os coletivos foram adquiridos por cerca de R$ 15 milhões.

Para substituir a atual frota – cuja maioria dos veículos têm entre 15 e 20 anos, segundo informa a Prefeitura – a concessionária tem um portfólio com quatro tipos de modelos, que vão desde os micro-ônibus, passando pelos midi e convencionais, e chegando até os trucados. Só este último (são duas unidades) tem 15 metros de comprimento e capacidade para até 100 passageiros.

Para obter o direito de operar em Mauá, a companhia terá de pagar ao município outorga onerosa no valor de R$ 6,2 milhões. Metade do montante teve de ser depositado à vista, enquanto o restante poderá ser parcelado em até 24 meses. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;