Setecidades Titulo Travessia
São Bernardo irá instalar semáforo na Lauro Gomes

Medida será tomada depois que mulher morreu ao atravessar na faixa de pedestres

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
04/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Um dia depois da morte da comerciante Leni Maria Rodrigues Lobo, 48 anos, que tentava atravessar em cima da faixa de pedestres, a Prefeitura de São Bernardo iniciou a instalação de semáforo na Avenida Lauro Gomes, importante corredor de ligação entre o Centro e a região do Rudge Ramos. O sinal foi posicionado em frente à recém-inaugurada passarela localizada a poucos metros do supermercado Carrefour. A passagem liga o município ao bairro Bom Pastor, em Santo André.

Na tarde de ontem, funcionários de empresa terceirizada foram vistos instalando o equipamento no local. Apesar de o serviço ser feito somente depois da ocorrência de uma morte, a Prefeitura garante que a implantação da sinaleira já estava na programação da Secretaria de Transportes e Vias Públicas. O dispositivo terá botoeira, que, quando acionada, ativa o farol vermelho para motoristas.

No ponto exato onde houve o acidente, poucos condutores param na faixa ao constatarem a presença de pedestres. Mesmo assim, moradores da região afirmam que o respeito é raro. “O pessoal está parando agora, depois que aconteceu essa tragédia. Porque normalmente os carros passam aqui em alta velocidade e não querem nem saber. À noite é ainda pior”, denuncia a dona de casa Ana Ribeira, 41. “Além disso, eles passam xingando se você tenta passar”, acrescenta o aposentado Nivaldo Belan, 63.

Para a vendedora Elaine Cristina Santana, 28, o semáforo não será suficiente para que haja segurança na travessia. “Muita gente não vai nem parar. Tem que colocar radar. Infelizmente, o povo só respeita quando pesa no bolso.” O limite de velocidade, que nesse ponto é de 30 km/h, também é ignorado.

Após a inauguração da passarela, em abril, a Prefeitura intensificou a sinalização no local, com avisos de “devagar” e “pedestre”, além de ter instalado tachões e semáforo no amarelo piscante. O limite de velocidade, que era de 40 km/h, caiu para 30 km/h. A Pasta não informou se pretende colocar radares na via.

ACIDENTE

Leni foi atropelada por um automóvel em alta velocidade enquanto tentava atravessar de Santo André para São Bernardo. A comerciante morreu no local. O motorista que provocou o acidente está foragido. O caso foi registrado no 2º DP (Rudge Ramos). Após a ocorrência, moradores do entorno protestaram no local.

Também na madrugada de ontem, um EcoSport capotou na pista central da Via Anchieta, no sentido Litoral, e provocou a morte de Marcos Matsuo Yamaguti, 38. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu no local. O acidente ocorreu na altura do km 15,7, no bairro Pauliceia.

Conversões proibidas geram risco de acidentes na avenida

Para cortar caminho no deslocamento de São Bernardo a Santo André, motoristas trafegam pela contramão em ponte sobre o Ribeirão dos Meninos que divide os dois municípios pela Avenida Lauro Gomes. O pontilhão, inaugurado em 2012, está localizado a poucos metros da Avenida Pereira Barreto e, originalmente, opera apenas no sentido São Bernardo.

Em apenas cinco minutos de observação, a equipe do Diário flagrou três motoristas fazendo a conversão proibida e acessando a ponte pela contramão. A manobra é arriscada, pois os condutores que vêm pelo lado andreense da Avenida Lauro Gomes sentido Pereira Barreto têm de fazer curva fechada e têm a visibilidade prejudicada, o que aumenta o risco de colisão frontal.

Não foram vistos agentes de trânsito no local para coibir as irregularidades. A Prefeitura de São Bernardo foi procurada para comentar o assunto, mas não se manifestou até o fechamento desta edição. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;