Cultura & Lazer Titulo
'Mosaicos' homenageia Paulinho da Viola
Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
15/12/2009 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Representante da mais nobre linhagem dos bambas, o cantor e compositor Paulinho da Viola é o homenageado do documentário musical "Mosaicos - A Arte de Paulinho da Viola", que a TV Cultura exibe na madrugada de hoje para amanhã, às 0h30. Filho do violonista César Faria, integrante do lendário conjunto Época de Ouro, o artista cresceu no Rio de Janeiro, ouvindo canjas de virtuosos instrumentistas que frequentavam sua casa, como Pixinguinha e Jacob do Bandolim.

Dirigida por Nico Prado e narrada por Rolando Boldrin, a atração resgata a trajetória profissional do sambista, a partir de imagens de antigos programas da emissora, como "MPB Especial" (1972), "As Coisas Estão no Mundo" (1976), "Panorama" (1981), "Alegria do Choro" (1985) e "Ensaio" (2005).

A homenagem conta com apresentações da cantora paulistana Mariana Aydar, das sambistas cariocas do grupo "As Choronas" e de Andréia Dias, cantora e compositora conhecida por seus trabalhos nas bandas Glória e Dona Zica.

O programa traz ainda depoimentos e interpretações exclusivas. A lista de convidados inclui o sambista carioca Monarco; Izaías do Bandolim, representante do Instituto Jacob do Bandolim; e Elifas Andreato, artista plástico especialmente reconhecido como ilustrador de inúmeras capas de discos na década de 1970. Entre os trabalhos memoráveis de Andreato está a capa do clássico álbum "Nervos de Aço" (1973), de Paulinho.

O artista plástico também atuou como colaborador de outros medalhões da música popular brasileira, como Chico Buarque, Elis Regina e Adoniran Barbosa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;