Nacional Titulo
Índios tentam invadir seis fazendas no MS
Do Diário OnLine
14/10/2001 | 16:54
Compartilhar notícia


Cerca de 400 índios guarani-kaiowás tentaram invadir neste domingo seis fazendas próximas à Aldeia Panambizinho, em Dourados, Mato Grosso do Sul. Os fazendeiros dispararam tiros de advertência.

Os indígenas reivindicam a regularização das terras. Para eles, a área pertencia aos seus antepassados, mas o local está legalizado desde a década de 50. O então presidente, Getúlio Vargas, criou a Colônia Agrícola de Dourados, que assentou 16 famílias sem-terra no lugar.

Segundo o líder Reginaldo Joaquim da Silva, os índios querem invadir pelo menos seis fazendas e expulsar os moradores.

Na cidade de Juti, vizinha de Dourados, cerca de 300 guaranis-kaiowás ocupam há uma semana a Fazenda Brasília Sul. Eles expulsaram as 26 famílias que residem no local. O diretor regional da Funai em Dourados, Jonas Rosa, deve marcar, na próxima terça-feira, um encontro com o presidente Nacional da Funai, Glênio Alvarez, para negociar a desocupação da fazenda.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;