Internacional Titulo
Piloto de aviao acidentado sabia do mau tempo
Por Do Diário do Grande ABC
03/06/1999 | 14:07
Compartilhar notícia


O piloto do aviao acidentada da American Airlines havia sido informado sobre o mau tempo, minutos antes do acidente, disse nesta quinta um agente federal. ' O piloto deve tomar a decisao de aterrissar ou nao, mas tem que se basear na informaçao que possui', disse um representante da Junta Nacional de Segurança de Transportes (NTSB), George Black.

``O mau tempo estava piorando rapidamente', Black disse durante programa ``Today', na rede NBC. ``Há indícios de que a torre de controle estava relatando por rádio a direçao e velocidade do vento', acrescentou no programa Good Morning America.

Nove dos 145 passageiros e tripulantes, incluindo o piloto morreram quando o vôo 1420 caiu a meia noite de terça-feira, ao aterrissar no aeroporto de Little Rock, durante uma forte tempestade. Sete passageiros permaneciam quarta-feira em estado grave.

O aviao se incendiou e se partiu depois de patinar na pista de aterrissagem, se chocando contra os postes de luz do aeroporto.

``Foi uma mescla entre as condiçoes meteorológicas e um erro do piloto. Ele deveria ter aterrissado em outro aeroporto', disse Richard Klan, de 49 anos, que viajava na primeira classe do aviao, que sofreu o impacto de uma torre de luz. ``Nao deveria ter aterrissado', disse Mohammad Abdelkhali, outro passageiro. O chefe de pilotos da American Airlines, Cecil Ewell, disse que os ventos excediam a velocidade dos 92Km por hora.

O piloto do vôo 1420, capitao Richars Buschmann, era um veterano com 5,5 mil horas de vôo com série de modelos de aviao MD-80. Os investigadores da NTSB esperavam a autorizaçao dos médicos para interrogar ao co-piloto que sobreviveu ao acidente, Michel Origel. Também investigarao se a longa jornada de 13 horas em média da tripulaçao teve alguma influência com o acidente. Uma lei federal limita a 14 horas as jornadas dos piloros de aviaçao comercial.

A NTSB recuperou nos escombros do acidente a caixa preta do aviao e o gravador da cabine. Um alto funcionário da NTSB , que nao quis se identificar, disse que o material estava em bom estado e continha boas informaçoes, mas se recusou a dar mais informaçoes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;