Economia Titulo Otimismo
Indústrias planejam ampliar investimentos em 2011
Por
22/12/2010 | 07:11
Compartilhar notícia


As previsões de investimento da indústria da transformação para 2011 estão otimistas, na análise da FGV (Fundação Getulio Vargas), que divulgou a Sondagem de Investimentos da Indústria da Transformação. Segundo o levantamento, um recorte especial da Sondagem Conjuntural da Indústria da Transformação que consultou 829 empresas entre os meses de outubro e novembro, 55% delas programam investir mais em 2011 do que investiram em 2010. Este percentual, para esta resposta, é o mais alto da série histórica da pesquisa iniciada em 2005.

A fundação revelou ainda que a fatia de empresas pesquisadas que estimam diminuição do volume de investimentos, no mesmo período, foi de 15%, o mais baixo para esta resposta desde 2008 (13%).

Na avaliação da entidade, o resultado da pesquisa divulgada hoje "pode ser comparado com o otimismo verificado nas previsões feitas em 2007 para o ano de 2008, período que a economia brasileira estava bastante aquecida", segundo comunicado da FGV.

A fundação informou que todas as categorias de uso estão confiantes com relação aos investimentos em 2011. O percentual de empresas que preveem investir mais no ano seguinte supera o verificado nos seis anos anteriores em todos os segmentos - exceto no de bens de capital, em que a proporção de empresas prevendo aumento do investimento em 2011 ante 2010 foi de 51%, a mais elevada nesta categoria de uso desde 2008 (63%).

CONTRATAÇÕES - A intenção de novas contratações da indústria da transformação melhorou, de 2010 para 2011. É o que também mostrou a pesquisa da FGV.

Segundo a entidade, a parcela de empresas consultadas no levantamento que pretendem aumentar o total de pessoal ocupado em 2011 foi de 43% - sendo que, no ano passado, o percentual para esta mesma resposta foi menor, de 40%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;