Internacional Titulo
Sérvio diz que Milosevic não autorizou massacre de Srebrenica
Do Diário OnLine
17/06/2003 | 15:27
Compartilhar notícia


O ex-presidente sérvio Zoran Lilic, que ocupou o cargo entre 1993 e 1997, afirmou que o ex-presidente iugoslavo Slobodan Milosevic não foi responsável pelo massacre de Srebrenica. Em 1995, pelo menos sete mil muçulmanos bósnios foram mortos em Srebrenica por milícias sérvias.

Lilic prestou depoimento perante o Tribunal de Crimes de Guerra da ONU, em Haia. Segundo ele, Milosevic ficou pessoalmente “muito chateado e irritado (com o massacre), e acho que foi muito sincero em seu comportamento e conduta. Tenho certeza que ele não teria dado uma ordem para aquilo”. O ex-presidente iugoslavo é acusado de ter realizado uma “limpeza étnica” durante a guerra dos Balcãs.

Em seu depoimento, Lilic admitiu que sabia que o ex-presidente ajudou no treinamento de milícias sérvias contrárias à independência da Bósnia. Slobodan Milosevic está sendo julgado em Haia por genocídio, crimes de guerra e crimes contra a humanidade. Ele deve interrogar Lilic na quarta-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;