Internacional Titulo
Ataque guerrilheiro mata 14 paramilitares na Colômbia
Das Agências
11/04/2001 | 00:40
Compartilhar notícia


Um ataque da guerrilha colombiana matou 14 paramilitares de extrema-direita no departamento de Bolívar, no norte da Colômbia, revelaram nesta terça-feira fontes militares.

Os paramilitares estavam em um caminhão que foi destruído por explosivos lançados por guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do Exército de Libertação Nacional (ELN).

O veículo foi atacado quando passava pela zona rural da localidade de San Pablo (860 km de Bogotá), onde a guerrilha enfrenta há uma semana os homens das Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC, paramilitares), revelou o general Martín Carreño, comandante da V Brigada do Exército.

Segundo algumas testemunhas citadas pelo general, os corpos dos paramilitares foram levados pelos sobreviventes para a localidade de San Blas.

A Farc e o ELN, os dois principais grupos rebeldes do país, combatem juntos na região de San Pablo, onde os paramilitares realizam uma ofensiva para expulsar a guerrilha do sul do departamento de Bolívar, zona de influência do Exército de Libertação Nacional.

O ELN exige a desmilitarização de San Pablo e da vizinha localidade de Cantagallo para dar início as negociações de paz com o governo do presidente Andrés Pastrana.

O governo concorda em retirar suas tropas da região, mas a medida ainda não foi adotada devido a forte oposição dos paramilitares e de alguns setores da população local.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;