Cultura & Lazer Titulo
'Garota de Ipanema' está entre as melhores músicas do século
Das Agências
11/03/2001 | 17:11
Compartilhar notícia


As populares músicas "Garota de Ipanema" e "La Bamba" estão entre as melhores canções do século 20, segundo uma lista da Indústria Fonográfica dos Estados Unidos, que traz "Over the Rainbow", interpretada por Judy Garland em "O Mágico de Oz", em primeiro lugar.

O segundo lugar do ranking compilado e publicado pela Indústria Fonográfica e Fundação Nacional das Artes dos Estados Unidos, está "White Christmas" do lendário Bing Crosby. A música virou hino de Natal até onde não há neve.

A lista tem 365 canções e inclui "Oye como va", composta pelo mítico Tito Puente, e que o superbadalado guitarrista Santana voltou a reviver no mundo inteiro recentemente.

"Garota de Ipanema", interpretada por Stan Getz e Astrud Gilberto, ocupa o 60º no ranking, e "La Bamba", do mexicano-americano Richie Valens, que morreu em um acidente de aviação quando estava no auge da popularidade, está em 184º.

Ricky Martin figura na lista, em 203º com "Livin' la vida loca". O americano Woody Guthrie, "This Land Is Your Land", ocupa o terceiro lugar; "Respect", da afro-americana Aretha Franklin está em quarto e a festiva "Take Me Out to the Ball Game", de Billy Murray, está na sexta colocação, seguida por "West Side Story", composta por Leonard Bernstein.

A música "Mack the Knife", que o dramaturgo alemão Kurt Weill escreveu para sua "Opera de Três Centavos", figura em 15º, interpretada pelo cantor americano Bobby Darin.

Também estão na lista das melhores músicas do século 20 a canção "Satisfaction", dos Rolling Stones (16º), e "Light my fire", do grupo inglês The Doors (52º).

A lista, publicada na Internet (www.riaa.com), tem por objetivo, segundo seus compiladores, contribuir para desenvolver o gosto musical nas escolas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;