Setecidades Titulo Saúde
São Caetano atende 12,2 mil em mutirões

Moradores aguardavam consulta com especialistas; maiores demandas são neurologia e cardiologia

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
22/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


 Lançado em maio com o objetivo de zerar a espera por consultas com médicos especialistas na rede pública de São Caetano, o Programa Fila Zero chegou neste mês à marca de 12,2 mil atendimentos após a realização de seu quinto mutirão, no sábado. O número equivale a 28,73% dos 42.452 atendimentos de especialidades realizados no município no primeiro semestre de 2015.

Segundo o secretário de Saúde da cidade, Jesus Adalberto Gutierrez, o alto índice de procura por parte da população impacta diretamente na espera quase nula em algumas especialidades. “A aceitação dos munícipes mostra a eficácia do programa. No primeiro mutirão foram atendidas 1.500 pessoas. Já na última edição, realizada neste fim de semana, ao todo, 3.600 pacientes foram beneficiados. Estamos conseguindo diminuir a fila de espera por consulta em diversas áreas”, comemora o secretário.

A iniciativa, que permite que pacientes passem por consulta com médicos de 20 áreas com ou sem agendamento de horário, é realizada todo terceiro sábado do mês. O custo por edição gira em torno de R$ 50 mil e envolve 40 profissionais.

De acordo com Gutierrez, as especialidades com maior procura no programa são neurologia e cardiologia. “A última, por exemplo, podemos atribuir à grande demanda em decorrência da faixa etária de nossa população.”

O sucesso da iniciativa foi tento que serviu como base para a criação de outro projeto, que deve ser lançado em breve pela Prefeitura. “Trata-se do Programa Especialista Mais Perto de Você. Estamos acertando os últimos detalhes para depois colocar em prática.”

TERCEIRO TURNO

Outra iniciativa que teve boa aceitação da população e será ampliada nos próximos meses é o Programa Terceiro Turno, que estende o horário de fechamento das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) até as 23h.

Segundo o secretário de Saúde, no início de outubro o serviço chegará à UBS Amélia Richard Locatelli, no bairro Santa Maria. A expectativa é que até o fim do ano mais cinco unidades sejam beneficiadas.

Atualmente, dois equipamentos são atendidos pelo programa: a UBS Nair Spina Benedicts, no bairro Oswaldo Cruz, e o Centro Policlínico Gentil Rstom, no Nova Gerty. Ambos registraram aumento no número de pacientes após a ampliação do horário de expediente. “Na primeira UBS que recebeu o programa, o montante de pacientes quase dobrou. O projeto tem contribuído com pessoas que não tinham condições de ir no horário diurno em razão do trabalho ou outras tarefas.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;