Economia Titulo Preços
Reajustes de preços facilitam comércio exterior
Por
07/06/2010 | 07:09
Compartilhar notícia


O reajuste de preços de várias mercadorias importantes na pauta exportadora brasileira, o escoamento da safra agrícola e a menor volatilidade no câmbio são alguns dos fatores que têm permitido às empresas nacionais neste ano ter desempenho comercial com o exterior em patamares superiores aos registrados em 2009.

De acordo com dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), subordinada ao Ministério do Desenvolvimento, as 40 maiores exportadoras brasileiras venderam nos primeiros quatro meses deste ano 45,7% a mais do que no período de janeiro a abril do ano passado. Foram US$ 27,120 bilhões no quadrimestre inicial de 2010, ante US$ 18,604 bilhões nos mesmos meses de 2009.

Dessas 40 grandes exportadoras, apenas três venderam menos em valores durante os quatro meses iniciais de 2010 em relação ao mesmo período do ano anterior: Embraer, Bunge e Amaggi. Em 2009, na comparação do acumulado de janeiro a abril com o ano anterior, nada menos que 22 companhias mostravam números de vendas inferiores ao mesmo período de 2008, entre elas a gigante Petrobras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;