Esportes Titulo Pentacampeão
A mais nova jogada de Juninho Paulista
Por Carlos Tadeu
Especial para o Diário
26/10/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Ficar longe do futebol nunca passou pela cabeça de Osvaldo Giroldo Júnior, mais conhecido por Juninho Paulista. O pentacampeão mundial em 2002, com a Seleção Brasileira de Luis Felipe Scolari, agora atua nos bastidores do Ituano, clube que o revelou.

Depois de parar de jogar em março de 2008, o ex-meia continuou com o pensamento do início da carreira, de continuar envolvido no esporte que o projetou para o mundo. Então, sem vocação para ser técnico, segundo ele, decidiu encarar novo desafio ao assumir o cargo de gestor do Ituano, clube que o revelou. O paulistano Juninho, atualmente com 36 anos, tomou posse no dia 10 de junho deste ano.

"Pensei que poderia ser cedo demais para administrar um clube, mas não podemos deixar passar as oportunidades. Surgiu essa chance e eu aceitei. Não é nada fácil. É muito trabalhoso, mas estou adorando", comentou.

Logo de cara, no entanto, encontrou um sério problema. Sem categorias de base, precisou formar o elenco que disputaria a Série D do Campeonato Brasileiro, menos de um mês depois de ter assumido o cargo.

O Ituano estreou no dia 5 de julho e foi eliminado ainda na primeira fase. Atualmente a equipe, com média de 21 anos, está disputando a segunda fase da Copa Paulista, competição que dá ao campeão uma vaga na Copa do Brasil. "Mesmo com as dificuldades, precisamos acreditar que é possível conquistar o campeonato. Não podemos entrar em uma competição sem pensar no título", declarou.

Segundo o ex-craque, nada havia mudado no clube desde o início de sua carreira. Com isso, tem como meta dar nova estrutura ao Ituano, incluindo um Centro de Treinamento, fundamental para descobrir novos talentos.

"O Ituano estava do mesmo jeito desde a minha época como jogador. Quero mudar isso. Estou fazendo as coisas aos poucos. Hoje, já posso considerar uma boa estrutura, mas quero transformar em uma das melhores do País."Para 2010, a expectativa é fazer boa campanha no Paulistão. "Aproveitaremos alguns jogadores do atual elenco e montaremos uma equipe competitiva. Dentro do nosso orçamento, faremos um planejamento, mas sem cometer loucuras", completou.

CARREIRA - Depois de se destacar no Ituano, Juninho chamou a atenção do técnico Telê Santana e acabou sendo contratado pelo São Paulo. Ele deixou seu nome na história do Tricolor sendo campeão da Copa Libertadores da América e do Mundial Interclubes em 1993.

Teve passagens também pelo Palmeiras, Flamengo e Vasco. Na equipe de São Januário conquistou a Copa Mercosul de 2000, além de ter ganho o apelido de Juninho Paulista, por causa de Juninho Pernambucano, que também fazia parte da equipe carioca.

No Exterior, além do Atlético de Madrid (Espanha), jogou no Middlesbroug (Inglaterra), Celtic (Escócia) e encerrou a carreira em 2008, no Sydney (Austrália).

Em 2008 o jornal inglês The Sun, destacou Juninho como o melhor brasileiro com passagem pelo futebol inglês.

Marcou 138 gols na carreira, incluindo os 11 que fez com a camisa da Seleção Brasileira.

Título de 2002 compensa 1998

A rapidez e a habilidade fizeram de Juninho um dos jogadores mais talentosos que surgiram no futebol brasileiro no início dos anos 1990. Porém, em 1998, quando vivia bom momento na carreira no Atlético de Madrid (Espanha), viu o sonho de disputar a primeira Copa do Mundo acabar por ter fraturado a perna, a quatro meses do Mundial da França, resultado de entrada criminosa de Michel Salgado, que vestia na época a camisa do Celta.

Chegou a recuperar-se a tempo. Fez duas partidas antes da Copa, mas não foi o suficiente para o técnico Zagallo convocá-lo. A decepção foi total, mas quatro anos depois, em 2002, fez parte do grupo vitorioso que conquistou o pentacampeonato na Copa do Mundo do Japão e da Coréia, sob o comando de Luiz Felipe Scolari.

"Fiquei frustrado em 1998, mas fui recompensado na outra Copa. Não posso reclamar, só agradecer por tudo", completou.

Pela Seleção Brasileira, também conquistou a medalha de bronze na Olimpíada de Atlanta, em 1996.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;