Diarinho Titulo Cinema
Do Orkut para as telonas
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
26/07/2009 | 07:17
Compartilhar notícia


Quem tem perfil no Orkut já cansou de ignorar convites de desconhecidos para testes artísticos. Foi o que fez a paulistana Laura Neiva, 15 anos, quando uma produtora perguntou por scrap se queria participar de uma seleção. A diferença é que, no caso dela, não era spam: Heitor Dhalia, diretor de À Deriva, que estreia sexta nos cinemas, buscava desesperadamente por uma protagonista.

"Recebi dois scraps seguidos. O primeiro, não respondi. No segundo, disse ‘não, obrigada'. Fiquei desconfiada", relembra a garota. Àquela altura, já haviam sido feitos 600 testes para o papel. "As produtoras me mostraram as fotos da Laura no Orkut, mas disseram para esquecer, pois ela não queria. Pedi para insistir", conta Dhalia.

Foi graças à ajuda de uma amiga que Laura finalmente levou a história a sério. "Ela passou meu MSN para a produtora. Aí comecei a acreditar. O mais difícil foi convencer minha mãe, que pesquisou bastante para ver se o filme existia mesmo." Não deu outra: mesmo sem nunca ter interpretado, ganhou o papel de Filipa, adolescente que tenta contornar uma crise familiar quando os pais decidem se separar.

Em pouco tempo, a vida de Laura, que não pensava em ser atriz, mudou completamente: no ano passado, ficou dois meses longe do colégio para filmar em Búzios, no litoral do Rio de Janeiro, e em janeiro viajou à França para o lançamento do filme no Festival de Cannes, um dos mais importantes.

"Tive de repor as matérias perdidas e, durante a produção, tinha aulas particulares. Sabia quando era hora para brincadeira e quando era trabalho."

Ajuda extra - Nesse período, Laura contou com a ajuda dos atores que fazem seus pais no filme: o francês Vincent Cassel (de Treze Homens e um Novo Segredo) e Débora Bloch (a Sílvia de Caminho das Índias). "A Débora me acolheu como mãezona. O Vincent brincava o tempo todo. Foi um equilíbrio bacana", diz. Filha de pais separados, ela foi instruída pelo diretor a não usar essa experiência na composição da personagem. "Era só ler, entender o que a Filipa estava passando e tentar algo novo. Foi até bom, porque nem sei como é ter pais convivendo. Quando nasci, os meus já não estavam mais juntos", revela.

De volta à vida real, Laura se divide entre as aulas do primeiro ano do Ensino Médio e a preparação de atriz na Escola Superior de Artes Célia Helena, em São Paulo. "A ficha está caindo só agora, mas tomei gosto e quero trabalhar com isso o resto da minha vida", planeja.

Efeito Borboleta 3
Estreia nesta sexta (31), o terceiro filme da série Efeito Borboleta. Desta vez, o jovem apaixonado Sam tenta voltar ao passado para salvar a namorada, que foi brutalmente assassinada. Mas ele não consideração que sua atitude possa mudar o futuro de muitas pessoas, inclusive de um inocente que está no corredor da morte.

Kurt Cobain é só lamento
Kurt Cobain volta à midia depois de 15 anos de sua morte. A trajetória do ex-líder da banda Nirvana é contada no documentário Kurt Cobain - Retrato de uma Ausência, que estreia na sexta (31). O filme foi inspirado no livro Come As You Are: A História do Nirvana do jornalista Michael Azerrad. A voz de Kurt aparece em todo o documentário, que é mesclado com imagens de Aberdeen, Olympia e Seattle, nos Estados Unidos (cidades onde morou), e também com fotos do cantor e da banda.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;